MARCELO GÓES ALVES DA SILVA

Respostas no Fórum

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    • Prezado Professor Mário e demais Professores,

      Este circuito é o que está na página 56 da apostila da aula 5? Parece que falta alguma explicação no texto sobre ele.

      Grato,

      Marcelo Góes.

        Prezado Professor Mário, e demais professores, Boa noite!

        As alternativas do bloco impresso e do site estão diferentes. No site a resposta conta como 16? Ou devo considerar 8, pois é o maior valor menor que 15?

        Grato,

        Marcelo Góes.

          Prezado Professor Mário e demais Professores, Bom dia!

          Li a apostila e as explicações e permaneço em dúvida. O pino 11 é o indicador de KHz, correto? Este pino recebe o mesmo sinal das outras grades? Todos os pinos de grades recebem o mesmo sinal? Sendo assim, por que existem diferentes pinos sendo que poderia ser utilizada uma única saída de baixa impedência? Qual a numeração da grade deste indicador (KHz)? O indicador do MHz não deveria estar em nível alto?

          Grato,

          Marcelo Góes.

            Prezado professor Mário e demais professores, bom dia!

            Mais uma vez obrigado por sua paciência. No vídeo acima, vejo a imagem e ouço a música de fundo, porém imagino que a intenção era que houvesse uma gravação de voz com as explicações, o que não ocorreu. Vejo apenas a imagem e ouço a música de fundo, porém nada de voz. Era essa a intenção?

            Grato,

            Marcelo Góes.

              Olá Professor Mário e demais Professores,

              Boa tarde! Também estou com alguma dificuldade nesta questão. Primeiramente, imprimi a apostila para melhor estudá-la, e o gráfico do Receiver Sony – STR VX20 não saiu impresso. Minha segunda dificuldade foi dar-me conta que estávamos falando de AM. Depois, acompanhando o texto na apostila, verifiquei que tratávamos do IC 401. Depois disto consegui entender.

              Grato!

              Marcelo Góes.

                Corrente passando por R9: 1,48 mA; Corrente passando por R10: 0,011 mA… Se não há defeitos em resistores, para onde estariam indo os outros 1,47 mA??? Só pode haver uma fuga em C3, correto?

                  Boa noite prezados Professor Mário e demais Professores,

                  O circuito 1 é o que poderíamos chamar de “anti-bounce”, “debounce”, ou “anti-repique”?

                  Grato

                  Marcelo Góes

                    Prezado Professor Mário e demais Professores, Boa tarde!

                    Analisei bastante, imaginei que fosse R4 alterado, cheguei a calcular que se ele alterasse para cerca de 260K ou mais, abaixaria a tensão do emissor de Q2 para quase 0, o que não seria suficiente para polarizar Q3, mantendo-o cortado (como parece, a primeira vista, estar). Qual a falha nesta minha análise?

                    Obrigado e perdoem a petulância, rsrsrsrsrs.

                      Boa tarde, Professor Mário e demais Professores!

                      Nesta questão, fiquei em dúvida mas marquei “amplificador”/”corrente”. A resposta fornecida pelo gabarito foi outra. Pode me tirar a dúvida como podemos na prática diferenciar entre pré-amplificador e amplificador?

                      Grato,

                      Marcelo Góes.

                        Prezados Professor Mário e demais Professores,

                        Boa tarde!

                        Inicialmente pensei que poderia ser um curto coletor-base de Q2; porém, se fosse este o defeito, poderíamos afirmar que haveria corrente circulando por R5, o que não ocorre, e este fato afasta a possibilidade de curto coletor-base de Q2; está correta minha análise?

                        Grato,

                        Marcelo Góes.

                          Prezados Professor Mário e demais Professores,

                          Boa tarde!

                          Mestre, entendi as explicações sobre o porque ser R3 aberto, mas não entendi por que temos 13 Volts no ponto F. Poderia me explicar?

                          Grato,

                          Marcelo Góes.

                            Prezados Professor Mário e Demais Professores,

                            Boa tarde!

                            Neste caso a análise complica um pouco porque há Zeners em paralelo com outros Zeners, acredito que isto me confundiu um pouco, assim como vejo que está também confundindo outros colegas. O método para saber se o Zener polariza ou não, em circuitos onde ele está em paralelo, mesmo nestes circuitos continua sendo retirá-lo do circuito (hipoteticamente), e analisar se a queda de tensão entre os pontos onde os seus terminais estavam conectados seria capaz de polarizá-lo, correto?

                            Obrigado,

                            Marcelo.

                              Prezados Professor Mário e demais Professores,

                              Bom dia!

                              Mais uma vez obrigado pela paciência desculpem a petulância. Rsrsrsrs…

                              Como minha primeira hipótese pensei ser uma fuga Emissor-Base de Q2, porém, se isso acontecesse, isso na verdade elevaria a tensão no ponto C, por isto, deve ser fuga Coletor-Emissor de Q2… o meu raciocínio está correto?

                              Grato,

                              Marcelo Góes.

                                Prezado Mário e demais Professores, boa tarde!

                                Nesta questão não pude deixar de reparar que o transistor Q104 tem 11,2 V em seus 3 terminais, por isto havia concluído que o defeito era “Q 104 em curto total”. Qual a explicação para este fato?

                                Grato,

                                Marcelo.

                                  Ele fica com 6 volts na base, devido ao divisor de tensão formado por R1 e R2, e encontramos 5,5 V no seu emissor, graças à polarização do multímetro… é isto?

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