MARCELO GÓES ALVES DA SILVA

Respostas no Fórum

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 21 do total)
  • Autor
    Posts
    • Prezado mestre, compreendi as explicações. Porém uma dúvida me permanece: se há uma queda de voltagem de 110 V na lâmpada, ela não estaria necessariamente acesa, ou então, queimada?

        Bom dia professor e colegas, fiquei na dúvida de por que não poderia ser Q4 com baixo ganho.

          Seria um curto coletor-emissor?

            Boa noite, Mestre Mário! Esta questão eu errei. Na apostila diz 1,5 a 2 V, mas não existe essa opção. Marquei 2 a 3. Hoje com os LEDs azuis não seria hora de atualizar esta questão?

              Boa noite, Mestre! Acho que no site a imagem desta questão está errada, está igual à da questão 2.

                Prezado Mário, boa noite! Por que não poderia ser fuga coletor-base de Q1? E outra dúvida, por que o catodo de D1 está com 11 V?

                  Seria fuga de coletor para base de Q1?

                    Marquei 9V, mas nesse caso como a base está “solta”, ele pode assumir qualquer valor?

                      Para fazer o circuito sem PCB, podemosu utilizar uma placa breadbord? Tem algum modelo que recomenda?

                        Então pra saber se está em baixa, média, ou alta condução, eu tenho que comparar a queda de tensão o transistor (na junção coletor-emissor) com a queda de tensão sobre Rc?

                          Percebo uma propriedade interessante, corrija-me por favor, professor, se eu estiver errado: Quando o valor em OHMs do resistor da base (Rb) for igual ao produto do ganho (HFe) pelo resistor do coletor (Rc), teremos a mesma tensão na base e no coletor?

                            Prezado Mário, eu estou marcando as respostas baseado no circuito da direita, neste tipo de questão. Mas não entendi o propósito de mostrar o circuito da esquerda, quando monto a simulação no simulador, eu uso a corrente contínua, mas o correto seria utilizar uma fonte de corrente contínua ou alternada? Acha válido montar os dois?

                              Prezado Mário, esse diodo é o que se chama de “diodo de fly-back”? Fiquei na dúvida pois vi essa terminologia em um livro.

                                Boa noite, Mário, desculpe insistir nesta questão, mas não entendi muito bem o conceito de “massa fictício”. É necessário ligar o ponto entre os dois resistores com o negativo da bateria, é isto? Ou não entendi bem? Trata-se apenas de uma referência (zero) ou o massa tem que necessariamente estar ligado com o negativo da fonte?

                                  Prezado Mário, ao fazer a questão, errei por não perceber a presença da voltagem Zener (quando ela não deveria existir). Entendo o conceito, mas ainda não fixei adequadamente. Porém, notei uma pequena desproporção entre os resistores R16 e R17. Isto seria pela pequena fuga “normal” que todo capacitor eletrolítico apresenta?

                                Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 21 do total)