– home / Fóruns / Módulo 2 / Bloco M2-56 / Bloco M2-56 / Questão 19

  • Autor
    Posts
    • Anônimo
      23/03/2018 até 00:00 #40003291466

      Hello My Teacher!
      Me tira uma dúvida aqui.
      Diodos comuns quando apresentam uma resistência reversamente polarizados. Digo há queda de tensão sobre ele podemos dizer que ele está com fuga ou alterado? Nessa questão estou querendo condenar o Diodo D2. Posso trocar que vai funcionar ou tem mais pipino? rsrs…
      Abraços Professor!

        23/03/2018 até 00:00 #40003291467

        Temos a polarização do transistor Q4, mas em seu coletor, temos somente 2V. Como ele aquece, podemos afirmar que está bem polarizado, não subindo a tensão de coletor, porque a resistência de carga (relé) ficou menor, aumentando a corrente. Podemos ter aqui uma fuga na bobina do relé ou uma fuga no diodo D2. Como a observação diz que o defeito é em semicondutor, fica claro que é uma fuga neste diodo.
        Um grande abraço. Mário Pinheiro

          19/05/2020 até 00:00 #40003272469

          Bloco M2-56 / Questão 19

            Bom dia professor e colegas, fiquei na dúvida de por que não poderia ser Q4 com baixo ganho.

              06/04/2024 até 23:38 #40003413432

              Boa noite Marcelo, tudo bem?

              Podemos observar alguns detalhes que elimina essa possibilidade, por exemplo, a tensão entre BE está normal com 0,6v. Geralmente um transistor com falta de ganho apresenta uma queda de tensão BE de 0,7v ou 0,8v. Um outro detalhe é que a observação diz que Q4 aquece, ou seja, está circulando por ele uma corrente excessiva, maior do que deveria ser, e uma falta de ganho teria um efeito contrário, como teria uma alta resistência entre coletor e emissor diminuiria a corrente e ele não aqueceria. Então eleminamos essa possibilidade de defeito. Se a dúvida continuar fique a vontade para postar aqui, ou ainda assista uma aula de reforço sobre essa questão. Se não tiver uma aula de reforço disponível marque com o professor Mário.

              Atenciosamente,

              Andresson Hermínio

            • Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.