Mario Pinheiro
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23/03/2018 às 00:00 #40003301528
Neste caso, temos uma tensão de base e emissor de Q108 muito próxima, mas vemos que a tensão de emissor de Q109 é alta e sua tensão de base é negativa, ou seja, temos praticamente 26V entre base e emissor de Q109, onde podemos afirmar que a junção base-emissor está aberta.
Um grande abraço. Mário Pinheiro23/03/2018 às 00:00 #40003301530Hold significa reter ou retenção e estará ativo quando a tensão deste for de zero volt.
Um grande abraço. Mário Pinheiro23/03/2018 às 00:00 #40003301532O circuito de proteção do sistema Aiwa NSX-F9 estará ativo quando a tensão no HOLD que significa RETENÇÃO, estiver com 0V.
Um grande abraço. Mário Pinheiro23/03/2018 às 00:00 #40003301536O circuito de proteção por aquecimento excessivo é sensoriado por dois NTCs (termistores que no caso específico são coeficientes negativos, ou seja, com o aumento de temperatura, diminui a resistência) que farão a tensão de HOLD (comando que vai ao microcontrolador) CAIR.
Um grande abraço. Mário Pinheiro23/03/2018 às 00:00 #40003301538Quando falamos em proteção contra nível DC na saída, estamos nos referindo à aparecer uma tensão constante (positiva ou negativa) na saída de som (1/2Vcc). Quando há sinal de áudio, existe variação constante na saída, mas que após passar por R155 e filtrada no capacitor eletrolítico, acaba gerando uma média de zero volt, não sendo detectada variação em Q106 e Q107, que detectariam esta variação.
Um grande abraço. Mário Pinheiro23/03/2018 às 00:00 #40003301541As informações estão na página 123 da apostila (aula 9 módulo 4), e fala sobre o sistema de SOM AMBIENTE:
Isto foi resolvido com a instalação de um transformador elevador de tensão, também chamado de linha de 70V ou 210V, cujo primário funciona como se fosse um alto-falante, com impedância de 4 ou 8 ohms sendo que na saída, temos uma impedância muito maior, onde o sinal de saída é convertido em tensão, mas com baixa corrente, evitando assim as perdas que temos nos longos fios. Os falantes utilizados em cada uma das caixas ambientes, são de 4 ou 8 ohms e considerando agora que estão recebendo um sinal de alta impedância, proveniente do amplificador com transformador elevador de impedância, necessitaremos de um redutor de impedância, que nada mais é do que um transformador de pequenas dimensões que vai transformar o sinal da linha de 70V ou 210V em um sinal de impedância de 4 ou 8 ohms.
23/03/2018 às 00:00 #40003301548O circuito básico de funcionamento deste amplificador pode ser resumido na figura 1 e 2 da aula 9. Neste são usados transistores FET’s complementares que operam como chaves, sendo que também poderiam ser usados transistores bipolares. Seus “gates” recebem a saída de um operacional, trabalhando como formador PWM, que compara o sinal de áudio com uma onda dente-de-serra, gerando uma onda retangular PWM (Pulse Width Modulator – Modulação por largura de pulso).
Quando o nível de saída do operacional é alto, Q1 satura levando a tensão de saída para +B, e quando o operacional fica em nível baixo, é Q2 que satura, cortando Q1, fazendo a tensão de saída ficar com -B. Com este corte e saturação dos transistores, teoricamente não haveria dissipação de potência, pois em saturação haveria corrente circulante por eles, mas não tensão entre dreno-source, e quando estivessem cortados, haveria tensão sobre dreno-source, mas não haveria corrente circulante, resultando em dissipação de potência zero (teoricamente).
O resultado é mostrado na figura 2, onde a tensão de saída é uma onda retangular (figura 2, forma de onda C), onde a largura dos pulsos, têm relação com a intensidade do sinal de entrada, uma espécie de modulação por largura de pulsos (PWM); a figura 2 mostra a comparação dos sinais de áudio (senoide) com a “dente-de-serra”, gerando na saída do operacional a onda retangular mostrada em “C”.
O filtro passa-baixas formado por L1 e C1 (figura 1) deixa passar para o alto-falante o valor médio da onda quadrada, recompondo o sinal senoidal (figura 2, forma de onda A). R1 e C2 atuam para eliminação de altas frequências (não audíveis), que poderiam gerar realimentações no amplificador, atrapalhando o trabalho normal de corte e saturação dos transistores de saída, podendo inclusive levá-los à queima.
Para uma boa interação do sinal de saída de áudio, a frequência da onda “dente de serra” deverá ter uma frequência muito maior que a frequência máxima do áudio em 20kHz. Os valores típicos estão na faixa de 100kHz a 500kHz, dependendo da fidelidade desejada.
Especificamente com respeito à questão, podemos dizer que “com o operacional e as formas de onda na entrada deste, podemos dizer que quando a tensão na saída está em nível alto, a senóide da entrada está em nível mais alto enquanto a onda triangular está em nível mais baixo.
Um grande abraço. Mário Pinheiro23/03/2018 às 00:00 #40003301553Veja que a resposta plana está em 0dB e não há cálculo a fazer aqui, pois está pedindo somente para dize em que faixa a resposta fica plana (no caso em 0dB). Veja que será de 60Hz até 18kHz e não 11kHz como disse, pois veja que cada divisão no gráfico à partir de 10kHz valerá 10kHz. Assim, um pouco antes de chegar a 20kHz começa a cair o nível de sinal.
Um grande abraço. Mário Pinheiro23/03/2018 às 00:00 #40003301558A ausência de sinal de áudio, gerará uma tensão média para a entrada do operacional. Isto significa que a dente de serra do oscilador ainda será comparada com uma tensão estável, o que gerará na saída, em uma onda quadrada de 100kHz, cujo semiciclo positivo terá a mesma largura do semiciclo negativo. Isto quando é filtrado para o falante, acaba gerando uma tensão de zero volt. Mas apesar disso haverá 100kHz na saída do operacional.
Um grande abraço. Mário Pinheiro23/03/2018 às 00:00 #40003301560Veja que especificamente no oscilador e transistor, temos na saída os oscilador de 100kHz, pulsos positivos de muito curta duração, que têm como objetivo descarregar rapidamente o capacitor. Assim, forma-se no ponto A, uma dente de serra, que vai até a entrada inversora do operacional. Considerando que o sinal de áudio possui uma frequência bem menor que a dente de serra, haverá na saída uma variação que seguirá os 100kHz da dente de serra, mas com variação de largura, seguindo o áudio.
Um grande abraço. Mário Pinheiro23/03/2018 às 00:00 #40003301562Havendo ou não sinal na entrada do modulador, a frequência de saída desta será sempre 100kHz, sendo que sem áudio, será com largura constante e com áudio terá variação na largura de seu pulso positivo e negativo.
Um grande abraço. Mário Pinheiro23/03/2018 às 00:00 #40003301564Veja que o áudio fará variar a frequência de saída de 100kHz somente em largura, aparecendo trechos mais largos ou mais estreitos, mas a frequência continuará a mesma.
Um grande abraço. Mário Pinheiro23/03/2018 às 00:00 #40003301566Considerando que a dente-de-serra possui uma frequência de 100kHz e o ciclo do sinal de áudio é 7 vezes maior (compare os tracejados das duas formas de onda), significa que a frequência será em torno de 7 vezes menor, ou seja, 15kHz.
Um grande abraço. Mário Pinheiro -
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