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- Este tópico contém 2 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 6 anos, 1 mês atrás por Mario Pinheiro.
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23/03/2018 até 00:00 #40003301548
O circuito básico de funcionamento deste amplificador pode ser resumido na figura 1 e 2 da aula 9. Neste são usados transistores FET’s complementares que operam como chaves, sendo que também poderiam ser usados transistores bipolares. Seus “gates” recebem a saída de um operacional, trabalhando como formador PWM, que compara o sinal de áudio com uma onda dente-de-serra, gerando uma onda retangular PWM (Pulse Width Modulator – Modulação por largura de pulso).
Quando o nível de saída do operacional é alto, Q1 satura levando a tensão de saída para +B, e quando o operacional fica em nível baixo, é Q2 que satura, cortando Q1, fazendo a tensão de saída ficar com -B. Com este corte e saturação dos transistores, teoricamente não haveria dissipação de potência, pois em saturação haveria corrente circulante por eles, mas não tensão entre dreno-source, e quando estivessem cortados, haveria tensão sobre dreno-source, mas não haveria corrente circulante, resultando em dissipação de potência zero (teoricamente).
O resultado é mostrado na figura 2, onde a tensão de saída é uma onda retangular (figura 2, forma de onda C), onde a largura dos pulsos, têm relação com a intensidade do sinal de entrada, uma espécie de modulação por largura de pulsos (PWM); a figura 2 mostra a comparação dos sinais de áudio (senoide) com a “dente-de-serra”, gerando na saída do operacional a onda retangular mostrada em “C”.
O filtro passa-baixas formado por L1 e C1 (figura 1) deixa passar para o alto-falante o valor médio da onda quadrada, recompondo o sinal senoidal (figura 2, forma de onda A). R1 e C2 atuam para eliminação de altas frequências (não audíveis), que poderiam gerar realimentações no amplificador, atrapalhando o trabalho normal de corte e saturação dos transistores de saída, podendo inclusive levá-los à queima.
Para uma boa interação do sinal de saída de áudio, a frequência da onda “dente de serra” deverá ter uma frequência muito maior que a frequência máxima do áudio em 20kHz. Os valores típicos estão na faixa de 100kHz a 500kHz, dependendo da fidelidade desejada.
Especificamente com respeito à questão, podemos dizer que “com o operacional e as formas de onda na entrada deste, podemos dizer que quando a tensão na saída está em nível alto, a senóide da entrada está em nível mais alto enquanto a onda triangular está em nível mais baixo.
Um grande abraço. Mário Pinheiro -
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