Ailton

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    • 22/02/2025 às 21:01 #40003432320

      Coloquei R119 alterado código BE e a resposta corrigida deu CD !!!
      O gabarito desta questão está ERRADO !
      Por favor corrigir.

        22/02/2025 às 15:40 #40003432316

        Informo que a QUESTÃO 9 F3-39 não está presente no fórum !!!

          18/02/2025 às 16:51 #40003432183

          Esta questão depende do estado da saída da fonte. Se a saída está com 0V, acionando CH1 irá saturar Q4 e cortar Q3, polarizando Q2 e Q1.
          Se a saída está com 12,6V, acionando CH1 irá cortar Q4 e saturar Q3, despolarizando Q2 e Q1.

            17/02/2025 às 18:38 #40003432098

            Nesta questão não sei se está se referindo ao circuito MM a transistor da apostila 8 que é disparado por pulsos positivos ou ao integrado CD 4528, também na apostila 8 que aceita pulsos de disparo positivo (pino 4 no MM A e pino 12 no MM B) e disparo negativo (pino 5 MM A e pino 11 no MM B).
            Desde já agradeço sua resposta.

              15/12/2024 às 20:28 #40003430523

              Pelo que entendi, as duas opções são válidas para o defeito: base emissor com fuga ou resistor de emissor aberto.
              Ambas podem ter 0,5V de tensão entre base-emissor e cortar Q1. Por que então o professor Mário optou por resistor de emissor aberto ?

                26/10/2024 às 11:09 #40003421586

                Bem senhores, pelo que eu vi não é só colocar o LDR no lugar do NTC no kit M1-4 para transformar de controlador de temperatura para interruptor crepuscular.
                Trocar as seguintes peças:
                NTC para LDR
                R4 de 15k para 22k
                R5 de 2,7k para 47k
                D3 de 4,7V para 3,9V
                Fiz as substituições e funcionou.

                  25/10/2024 às 22:35 #40003421384

                  Acredito que para se ter uma melhor avaliação das proporções deve-se sempre colocar o potenciômetro no centro e analisar por partes o divisor resistivo formado por R7, P1 e R8, adotando-se o procedimento na prática:
                  1- Verificar as proporções das tensões entre R7=10k e a parte de cima de P1=25k
                  2- Verificar as proporções das tensões entre a parte de baixo de P1=25k e R8=10k
                  Estas proporções entre si não dependem da corrente que vai para base e que, com razão, o professor avisou que altera as proporções como um todo, então não adianta analisar as proporções entre resistores acima e abaixo do cursor do potenciômetro como entre R7 e R8.
                  É claro que nas questões dos blocos, o cursor do potenciômetro pode aparecer para cima ou para baixo e aí a corrente de base pode influenciar e desta forma cada um dá o seu jeito para tentar analisar, mas estes procedimentos que o professor ensinou também são importantes para forçar o circuito a responder ao defeito e não escondê-lo.
                  Mas vou adotar na minha prática de bancada também o procedimento de analisar a malha resistiva de realimentação com o cursor no meio para verificar se há ou não resistores ou potenciômetro com defeito nesta malha.

                    24/10/2024 às 11:02 #40003420792

                    Para mim, já que o transistor não está conduzindo devido ao curto base emissor, a única maneira de explicar os 6,2V seria um divisor de tensão alimentado por 12V e formado pelo circuito série R1 e RL com o zener em paralelo com RL. O valor da tensão em cima de RL ou do zener poderia ser outro qualquer ao invés de 6,2V, mas com limite de 10,4V neste tipo de defeito. O valor de tensão em RL ou no zener vai depender então do valor da resistência da carga RL, já que esta faz parte do divisor de tensão.

                      06/10/2024 às 19:19 #40003416031

                      Professor, verifica se meu raciocínio na prática está correto. Se eu der um curto base-emissor, e o defeito for a fuga coletor-emissor, a tensão no coletor daria um valor abaixo de 12V, já se o defeito for o resistor de coletor alterado, com o curto base-emissor a tensão seria de 12V. Este teste prático é válido ?
                      Uma outra dúvida, a falta de ganho também poderia gerar os 3V ? Se sim, como fazer o teste para diagnosticar a falta de ganho.

                        29/09/2024 às 21:43 #40003415435

                        Por favor, ajude aos alunos ! O gráfico do módulo online está em us (micro segundos), já no PDF, onde estão os dados está em ms(mili segundos).
                        É para considerar os gráficos online em mili segundo ? Desde 2022 sem resposta !!!

                          15/09/2024 às 15:50 #40003415290

                          Professor Mário, não entendi a questão e a forma de onda. A forma de onda não deveria estar simétrica em relação a referência, já que o diodo não conseguirá conduzir com o transformador fornecendo entre seus terminais ao mesmo tempo e alternadamente somente +150mV e -150mV . Neste caso o terminal B ficaria aterrado constantemente e daí a forma de onda só apareceria em A e simétrica.
                          Um grande abraço !

                            03/09/2024 às 22:44 #40003415239

                            Montei o circuito e quando retiro R4 do circuito a tensão no multímetro digital apresenta tensões nos catodos superiores
                            aos 12V da fonte, 15V a 18V. Usando o analógico, as tensões são levemente superiores aos 12V. Pergunta: Estas tensões reversas são geradas
                            por indução eletromagnética devido a R4 estar aberto (alta impedância) ?

                              03/09/2024 às 17:03 #40003415237

                              Boa tarde, montei o circuito e obtive no catodo D1 = 15V, D2 = 5V com pequenas variações de décimos de volt. Passei o diodo D2 para cima e D1 para baixo e os 5V se mantiveram. Resistência de entrada do voltímetro usado 10M ohm. No Proteus 15V e 0V.
                              Não há consumo sobre R5 (VR5=0V). Realmente há alta impedância, mas os 5V sobre D2 são medidos e acredito que esta parte do circuito esteja funcionando como uma antena, recebendo induções eletromagnéticas. De qualquer forma, este fenômeno pode levar a um erro de análise.
                              Abraço Mário.

                              • Esta resposta foi modificada 9 meses atrás por Ailton.
                                17/05/2024 às 00:18 #40003414327

                                Boa noite professor, analisando o circuito do pisca-pisca com a remoção de R3 e C1, a base de Q1 estará em aberto, sem polarização. Na minha medição da base de Q1 usando um multímetro digital indicou -1V, o valor negativo para mim é devido a alta impedância do multímetro e a base de Q1 estar em aberto, captando ruídos e acumulando cargas na base. No coletor medi 2,2V, esperaria 3V, já que Q1 está cortado. Medindo a queda de tensão no resistor de coletor R2 é praticamente 0V. Os LEDs que estão apagados e ligados neste resistor tem queda de 0,8V. Aqui acredito que há uma pequena corrente de fuga que consegue polarizar os LEDs bem levemente, sem acendê-los.
                                O problema nesta questão é que não há aparentemente um valor único para a medida da tensão com a base em aberto. Acredito que a tensão medida vá depender da impedância do multímetro em relação ao terra do circuito, fornecendo um retorno ao terra das cargas acumuladas.