- Este tópico contém 6 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 6 meses, 3 semanas atrás por .
- Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.
site novo / Fóruns / Módulo 1 / Bloco M1-13 / Bloco M1-13 / Questão 44
Isso mesmo! tensão ficará em torno de 0,7V.
Um grande abraço. Mário Pinheiro
Boa noite professor.
Ao fazer a medição deu 0,02 V . Mas não essa opção nas alternativas. O que pode ser?
Professor bom dia.
Quando eu fui medir a tensão na base do transistor Q1, verifiquei que os leds pares diminuíam a luminosidade. Por qual motivo isso poderia estar acontecendo?
Grato e no aguardo.
Boa noite professor, analisando o circuito do pisca-pisca com a remoção de R3 e C1, a base de Q1 estará em aberto, sem polarização. Na minha medição da base de Q1 usando um multímetro digital indicou -1V, o valor negativo para mim é devido a alta impedância do multímetro e a base de Q1 estar em aberto, captando ruídos e acumulando cargas na base. No coletor medi 2,2V, esperaria 3V, já que Q1 está cortado. Medindo a queda de tensão no resistor de coletor R2 é praticamente 0V. Os LEDs que estão apagados e ligados neste resistor tem queda de 0,8V. Aqui acredito que há uma pequena corrente de fuga que consegue polarizar os LEDs bem levemente, sem acendê-los.
O problema nesta questão é que não há aparentemente um valor único para a medida da tensão com a base em aberto. Acredito que a tensão medida vá depender da impedância do multímetro em relação ao terra do circuito, fornecendo um retorno ao terra das cargas acumuladas.
atendimento@ctaeletronica.com.br