site novo / Fóruns / Fase 2 / Bloco M2-63 / Bloco M2-63 / Questão 21

• Este tópico contém 16 respostas, 8 vozes e foi atualizado pela última vez 1 ano atrás por Ailton.
Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 16 do total)
  • Autor
      23 de março de 2018 às 00:00 #40003292042

Mário! Gostaria que me explicasse o porque dos valores proporcionais da malha R7 + P1 + R8 não estarem proporcionais, já que o defeito não são neles. Sobre R8 DE 10k cai 0,8v, sobre P1 de 50k cai 9,3v e sobre R7 de 10k cai 2,9. Não deveria cair o mesmo de R8 já que são de valores iguais? Isso não pode confundir na análise?

23 de março de 2018 às 00:00 #40003292043

Isso porque a corrente circulante por R7 é maior que a circula por R8. Lembre-se que quanto maior a corrente por um resistor, maior será a queda de tensão. Veja ao chegar ao cursor de P1, a corrente que circula por R7 e pelo lado de cima de P1, segue por R6 e também por R8.
        Um grande abraço. Mário Pinheiro

Anônimo
          23 de março de 2018 às 00:00 #40003292044

Estou confuso com relacao ao defeito, nao defini o componente com defeito e nem o defeito, vejo q Q3 TEM 2,1V entre CE, demonstra saturacao de Q3, enao temos o R5 com queda de 12,1 com alta polarizacao na base de Q2, e vejo Q2 com a base e coletor com a mesma tensao 14,2, me da a impressao de curto BC Q2, mas… voltoi na base de Q2 q esta com 14,2 me parece R5 alterado… meu amigo, muita paciencia, nesta hora, abracos

23 de março de 2018 às 00:00 #40003292045

Veja que temos uma tensão alta na saída e para isso a tensão do divisor R7, P1 e R8, também deve ser alta, o que aparentemente está. Para confirmação disso, devemos ir até o coletor de Q3, onde encontramos a tensão de 2,1V, indicando que o transistor está saturado. Com esta saturação de Q3 deveria ter desviado a corrente de polarização de Q2 para um potencial mais baixo. Logo, podemos afirmar que com isso R5 está alterado.

Anônimo
              23 de março de 2018 às 00:00 #40003292046

Bom dia! E se R5 estivesse aberto qual seria o valor de tensão sobre R5? Obrigado!

23 de março de 2018 às 00:00 #40003292047

Um pouco maior que os 12V que está no defeito do circuito, o restante das explicações são colocadas nas outras perguntas.

Anônimo
                  23 de março de 2018 às 00:00 #40003292048

Nessa questão errei! E gostaria de corrigir.
                  Bom na minha análise anterior Percebi que 14,2V na base-emissor de Q2 tinha que ser muita coincidência. E levando em consideração que a queda de tensão de coletor – emissor era também de 0,6V justifica coletor-emissor em curto. Mas agora posso estar errado novamente. mas como dizem é errando que se aprende.
                  Se isso que disse fosse verdade queda de tensão B-E de Q2 seria mais que 0,6V, e acho que Q1 iria aquecer. Bom agora acho que uma fuga C-E de Q 1 poderia aumentar a tensão. Vejo outra possibilidade ja que estou envolvida neste defeito a mais de 1 hora. vamos lá:
                  Como a tensão é alta na saída, isso fará com que o amplificador de erro Q3 esteja mais saturado, oque podemos confirmar pela queda de tensão de 0,7V entre B-E e como podemos confirmar existe 2,1V no emissor e no coletor (SATURADO ), Logo a rede resitiva de referência está boa, como a tensão de queda em cima de R5 é de 12,1V; jogo todas as minhas fichas em cima desse componente.
                  (ALTERADO). Percebe que se ele estivesse com menos queda de tensão aterraria a Base de Q2 e logo conduziria menos diminuindo a Req C-E de Q2, que por sua vez diminuiria a tensão de base de Q1, logo Q 1 diminuiria a Req C-E.
                  Mário agora me encuca é o Q1 não ter 0,7 de queda B-E. De qualquer forma fica aqui meu dimensionamento para que o Sr possa avaliar minhas idéias para ver se está conforme a metodologia da CTA. rsrrsr Abraços Cristian Goiano!

23 de março de 2018 às 00:00 #40003292049

Sua segunda análise está correta… parabéns!

2 de novembro de 2018 às 00:00 #40003292050

Olá professor.
                      Graça e paz!

Tenho duas duvidas referentes a este circuito.
                      1ª  C-E de Q2 possuem a mesma tensão, dando a impressão de que há um curto C-E. O que pode me levar a descartar esta possibilidade?

2ª As quedas sobre R7 e R8 estão desproporcionais. Vi sua resposta acima e gostaria que o senhor corrigisse a minha analise.

R7=               10K     2.9V      0,29mA
                      P1 cima =     *25K     7.1V       0,29mA
                      P1 baixo =    *25K    2.2V       0,08mA
                      R8=              10K      0,8V      0,08mA

A corrente circulante por R6 (1K) será de 0,21mA, assim gerando uma queda de 0,2V sobre ele.
                      Se estiver correto a minha analise, gostaria de saber se esta é a unica maneira de descartar uma possível alteração nestes resistores, visto que seus valores estão desproporcionais?

Desde já agradeço!
                      muito obrigado pela paciência  =D

5 de novembro de 2018 às 00:00 #40003292051

1ª  C-E de Q2 possuem a mesma tensão, dando a impressão de que há um curto C-E. O que pode me levar a descartar esta possibilidade?

Resposta: Caso houvesse um curto C-E a tensão de seu coletor estaria baixa, e está, mas também a tensão de base de Q2 também ficaria muito mais baixa e isso não está ocorrendo.

2ª As quedas sobre R7 e R8 estão desproporcionais. Vi sua resposta acima e gostaria que o senhor corrigisse a minha analise.

Resposta: Estão desproporcionais, ou seja a queda de tensão sobre R7 é maior que R8, porque a corrente a mais, vai para R6 para polarizar o transistor Q3.

31 de outubro de 2021 às 13:57 #40003365050

Boa tarde professor. Eu fiquei com uma grande dúvida nesse exercício, já li as respostas anteriores, assistir as aulas de reforço disponíveis e acho que consegui entender um pouco mais, mas gostaria da sua ajuda para esclarecer mais um ponto. Eu fiquei na dúvida entre R5 alterado e aberto. Para saber se R5 estava alterado eu fiz o seguinte:

Vi que a IR1 era de 0,6mA e a IR5 era de 12mA de acordo com as tensões do circuito, o que não faz sentido porque a corrente de R5 não pode ser maior que a de R1 visto que ela se divide nesse ponto, uma parte vai para Q2 e outra para R5. Então eu calculei as proporções de R1 e R5. R5 está com uma queda de tensão + ou – 13 vezes maior que R1, que multiplicado pelo valor de R1 de 1,5k da uns 20k. Dividindo a queda de tensão de R5 que é de 12v por 20k da uma corrente de 0,6mA a mesma corrente que vem de R1, por essa lógica achei que o R5 estava alterado. Eu gostaria de saber se a forma que analisei está correta ou não.

Desde já agradeço.

4 de novembro de 2021 às 13:13 #40003365229

Caso R5 estivesse aberto, teríamos na saída uma tensão em torno de 14,5V, pois toda a corrente proveniente de R1 e R2 iriam para a base e emissor de Q2 e o mesmo com Q1.
                            Grande abraço. Mário Pinheiro

5 de setembro de 2023 às 23:03 #40003411070
                                31 de maio de 2024 às 03:09 #40003414546

Ola, gostaria de entender porque dessa desproporção desses resistores R7, P1, r8, mesmo que haja corrente circulante por R6, mas não faz nenhum sentido passar um curso aprendendo a calcular com valores próximos ou +- 5% e do nada tudo isso muda, qual é o sentido desses exercícios todos errados assim.????????????????????????????????

31 de maio de 2024 às 18:58 #40003414550

Boa noite Roberto, tudo bem?

Vamos analisar esse circuito com mais detalhes para que possamos entender essa questão. Como a tensão de saída subiu a tensão na base de Q3 também vai subir para forçar a fonte a estabilizar, mas podemos afirmar que a tensão na base de Q3 vai travar em 2,8v por causa da tensão de BE de Q3. Até aí podemos entender que a corrente que passa por R7 se dividirá via cursor de P1 para R6 e base de Q3, então podemos afirmar que as tensões de R7, P1 e R8 não serão proporcionais visto que as correntes são diferentes. Por exemplo, R7 e R8 tem a mesma resistência mas circula por eles correntes diferentes, gerando assim diferentes quedas de tensões, o mesmo acontecendo com P1 visto que a corrente está se dividindo em seu cursor. Vamos calcular as correntes para ficar bem claro essa questão. As correntes são as seguintes:

R7= 2,9v ÷ 10k = 0,00029A
                                  R8= 0,8v ÷ 10k = 0,00008A
                                  R6= 0,2v ÷ 1k = 0,0002A

Agora se subtrairmos a corrente que está passando por R6 da corrente que passa por R7 veremos que o que sobra é a corrente que passa por R8:

0,00029A – 0,0002A = 0,00008A

Como tem um desvio de corrente as proporções não se manterá. É muito importante analisar esses detalhes para compreender o que está acontecendo no circuito, na análise de defeito prática, no dia a dia isso vai acontecer muito, e analisar assim vai treinar a sua mente para essas situações. Analise não apenas as proporções das tensões, mas também as correntes que circulam pelo circuito. Se a dúvida persistir assista a uma aula de reforço relacionada a questão, se não tiver disponível marque com o professor Mário, ele tirará todas as suas dúvidas.

Atenciosamente,

Andresson Hermínio

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 16 do total)
                                • Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.