site novo / Fóruns / Fase 2 / Bloco M2-63 / Bloco M2-63 / Questão 21

  • Este tópico contém 16 respostas, 8 vozes e foi atualizado pela última vez 1 ano atrás por Ailton.
Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 16 do total)
  • Autor
    Posts
    • Anônimo
      23 de março de 2018 às 00:00 #40003292042

      Mário! Gostaria que me explicasse o porque dos valores proporcionais da malha R7 + P1 + R8 não estarem proporcionais, já que o defeito não são neles. Sobre R8 DE 10k cai 0,8v, sobre P1 de 50k cai 9,3v e sobre R7 de 10k cai 2,9. Não deveria cair o mesmo de R8 já que são de valores iguais? Isso não pode confundir na análise?

        23 de março de 2018 às 00:00 #40003292043

        Isso porque a corrente circulante por R7 é maior que a circula por R8. Lembre-se que quanto maior a corrente por um resistor, maior será a queda de tensão. Veja ao chegar ao cursor de P1, a corrente que circula por R7 e pelo lado de cima de P1, segue por R6 e também por R8.
        Um grande abraço. Mário Pinheiro

          Anônimo
          23 de março de 2018 às 00:00 #40003292044

          Estou confuso com relacao ao defeito, nao defini o componente com defeito e nem o defeito, vejo q Q3 TEM 2,1V entre CE, demonstra saturacao de Q3, enao temos o R5 com queda de 12,1 com alta polarizacao na base de Q2, e vejo Q2 com a base e coletor com a mesma tensao 14,2, me da a impressao de curto BC Q2, mas… voltoi na base de Q2 q esta com 14,2 me parece R5 alterado… meu amigo, muita paciencia, nesta hora, abracos

            23 de março de 2018 às 00:00 #40003292045

            Veja que temos uma tensão alta na saída e para isso a tensão do divisor R7, P1 e R8, também deve ser alta, o que aparentemente está. Para confirmação disso, devemos ir até o coletor de Q3, onde encontramos a tensão de 2,1V, indicando que o transistor está saturado. Com esta saturação de Q3 deveria ter desviado a corrente de polarização de Q2 para um potencial mais baixo. Logo, podemos afirmar que com isso R5 está alterado.
            Um grande abraço. Mário Pinheiro

              Anônimo
              23 de março de 2018 às 00:00 #40003292046

              Bom dia! E se R5 estivesse aberto qual seria o valor de tensão sobre R5? Obrigado!

                23 de março de 2018 às 00:00 #40003292047

                Um pouco maior que os 12V que está no defeito do circuito, o restante das explicações são colocadas nas outras perguntas.
                Um grande abraço. Mário Pinheiro

                  Anônimo
                  23 de março de 2018 às 00:00 #40003292048

                  Nessa questão errei! E gostaria de corrigir.
                  Bom na minha análise anterior Percebi que 14,2V na base-emissor de Q2 tinha que ser muita coincidência. E levando em consideração que a queda de tensão de coletor – emissor era também de 0,6V justifica coletor-emissor em curto. Mas agora posso estar errado novamente. mas como dizem é errando que se aprende.
                  Se isso que disse fosse verdade queda de tensão B-E de Q2 seria mais que 0,6V, e acho que Q1 iria aquecer. Bom agora acho que uma fuga C-E de Q 1 poderia aumentar a tensão. Vejo outra possibilidade ja que estou envolvida neste defeito a mais de 1 hora. vamos lá:
                  Como a tensão é alta na saída, isso fará com que o amplificador de erro Q3 esteja mais saturado, oque podemos confirmar pela queda de tensão de 0,7V entre B-E e como podemos confirmar existe 2,1V no emissor e no coletor (SATURADO ), Logo a rede resitiva de referência está boa, como a tensão de queda em cima de R5 é de 12,1V; jogo todas as minhas fichas em cima desse componente.
                  (ALTERADO). Percebe que se ele estivesse com menos queda de tensão aterraria a Base de Q2 e logo conduziria menos diminuindo a Req C-E de Q2, que por sua vez diminuiria a tensão de base de Q1, logo Q 1 diminuiria a Req C-E.
                  Mário agora me encuca é o Q1 não ter 0,7 de queda B-E. De qualquer forma fica aqui meu dimensionamento para que o Sr possa avaliar minhas idéias para ver se está conforme a metodologia da CTA. rsrrsr Abraços Cristian Goiano!

                    23 de março de 2018 às 00:00 #40003292049

                    Sua segunda análise está correta… parabéns!
                    Um grande abraço. Mário Pinheiro

                      2 de novembro de 2018 às 00:00 #40003292050

                      Olá professor.
                      Graça e paz!

                      Tenho duas duvidas referentes a este circuito.
                      1ª  C-E de Q2 possuem a mesma tensão, dando a impressão de que há um curto C-E. O que pode me levar a descartar esta possibilidade?

                      2ª As quedas sobre R7 e R8 estão desproporcionais. Vi sua resposta acima e gostaria que o senhor corrigisse a minha analise.

                      R7=               10K     2.9V      0,29mA
                      P1 cima =     *25K     7.1V       0,29mA
                      P1 baixo =    *25K    2.2V       0,08mA
                      R8=              10K      0,8V      0,08mA

                      A corrente circulante por R6 (1K) será de 0,21mA, assim gerando uma queda de 0,2V sobre ele.
                      Se estiver correto a minha analise, gostaria de saber se esta é a unica maneira de descartar uma possível alteração nestes resistores, visto que seus valores estão desproporcionais?

                      Desde já agradeço!
                      muito obrigado pela paciência  =D

                        5 de novembro de 2018 às 00:00 #40003292051

                        1ª  C-E de Q2 possuem a mesma tensão, dando a impressão de que há um curto C-E. O que pode me levar a descartar esta possibilidade?

                        Resposta: Caso houvesse um curto C-E a tensão de seu coletor estaria baixa, e está, mas também a tensão de base de Q2 também ficaria muito mais baixa e isso não está ocorrendo.

                        2ª As quedas sobre R7 e R8 estão desproporcionais. Vi sua resposta acima e gostaria que o senhor corrigisse a minha analise.

                        Resposta: Estão desproporcionais, ou seja a queda de tensão sobre R7 é maior que R8, porque a corrente a mais, vai para R6 para polarizar o transistor Q3.

                        Um grande abraço. Mário Pinheiro

                          31 de outubro de 2021 às 13:57 #40003365050

                          Boa tarde professor. Eu fiquei com uma grande dúvida nesse exercício, já li as respostas anteriores, assistir as aulas de reforço disponíveis e acho que consegui entender um pouco mais, mas gostaria da sua ajuda para esclarecer mais um ponto. Eu fiquei na dúvida entre R5 alterado e aberto. Para saber se R5 estava alterado eu fiz o seguinte:

                          Vi que a IR1 era de 0,6mA e a IR5 era de 12mA de acordo com as tensões do circuito, o que não faz sentido porque a corrente de R5 não pode ser maior que a de R1 visto que ela se divide nesse ponto, uma parte vai para Q2 e outra para R5. Então eu calculei as proporções de R1 e R5. R5 está com uma queda de tensão + ou – 13 vezes maior que R1, que multiplicado pelo valor de R1 de 1,5k da uns 20k. Dividindo a queda de tensão de R5 que é de 12v por 20k da uma corrente de 0,6mA a mesma corrente que vem de R1, por essa lógica achei que o R5 estava alterado. Eu gostaria de saber se a forma que analisei está correta ou não.

                          Desde já agradeço.

                            4 de novembro de 2021 às 13:13 #40003365229

                            Caso R5 estivesse aberto, teríamos na saída uma tensão em torno de 14,5V, pois toda a corrente proveniente de R1 e R2 iriam para a base e emissor de Q2 e o mesmo com Q1.
                            Grande abraço. Mário Pinheiro

                              5 de setembro de 2023 às 23:03 #40003411070
                                31 de maio de 2024 às 03:09 #40003414546

                                Ola, gostaria de entender porque dessa desproporção desses resistores R7, P1, r8, mesmo que haja corrente circulante por R6, mas não faz nenhum sentido passar um curso aprendendo a calcular com valores próximos ou +- 5% e do nada tudo isso muda, qual é o sentido desses exercícios todos errados assim.????????????????????????????????

                                  31 de maio de 2024 às 18:58 #40003414550

                                  Boa noite Roberto, tudo bem?

                                  Vamos analisar esse circuito com mais detalhes para que possamos entender essa questão. Como a tensão de saída subiu a tensão na base de Q3 também vai subir para forçar a fonte a estabilizar, mas podemos afirmar que a tensão na base de Q3 vai travar em 2,8v por causa da tensão de BE de Q3. Até aí podemos entender que a corrente que passa por R7 se dividirá via cursor de P1 para R6 e base de Q3, então podemos afirmar que as tensões de R7, P1 e R8 não serão proporcionais visto que as correntes são diferentes. Por exemplo, R7 e R8 tem a mesma resistência mas circula por eles correntes diferentes, gerando assim diferentes quedas de tensões, o mesmo acontecendo com P1 visto que a corrente está se dividindo em seu cursor. Vamos calcular as correntes para ficar bem claro essa questão. As correntes são as seguintes:

                                  R7= 2,9v ÷ 10k = 0,00029A
                                  R8= 0,8v ÷ 10k = 0,00008A
                                  R6= 0,2v ÷ 1k = 0,0002A

                                  Agora se subtrairmos a corrente que está passando por R6 da corrente que passa por R7 veremos que o que sobra é a corrente que passa por R8:

                                  0,00029A – 0,0002A = 0,00008A

                                  Como tem um desvio de corrente as proporções não se manterá. É muito importante analisar esses detalhes para compreender o que está acontecendo no circuito, na análise de defeito prática, no dia a dia isso vai acontecer muito, e analisar assim vai treinar a sua mente para essas situações. Analise não apenas as proporções das tensões, mas também as correntes que circulam pelo circuito. Se a dúvida persistir assista a uma aula de reforço relacionada a questão, se não tiver disponível marque com o professor Mário, ele tirará todas as suas dúvidas.

                                  Atenciosamente,

                                  Andresson Hermínio

                                Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 16 do total)
                                • Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.