Bloco M1-18 / Questão 19

Início Fóruns Módulo 1 Bloco M1-18 Bloco M1-18 / Questão 19

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    Posts
  • #40003282733
    AvatarEstudante CTA
    Participante

    Boa noite Mario,a questão 19 na apostila marca como bateria,então marquei no bloco e a resposta estava errada veio como pilha,

    #40003282734

    Veja que a imagem poderia representar uma pilha ou uma bateria. O problema é que o símbolo da alternativa “c” onde está escrito bateria é de um capacitor e não de uma fonte de tensão (pilha ou bateria). Logo, para a figura somente cabe a a alternativa “b” como pilha.
    Um grande abraço. Mário Pinheiro

    #40003282735
    AvatarEstudante CTA
    Participante

    Boa tarde profº Mário, nesse questão é necessário dizer o nome do componente representado na figura. Como resposta temos pilha ( letra ‘b’ ), mas na apostila esse componente é nomeado como bateria. Mas ambos são a mesma coisa? Eu tenho dúvida em relação a isso, o senhor poderia me ajudar? Muito obrigado, Samuel.

    #40003282736

    Pilhas e baterias são dispositivos nos quais uma reação espontânea de oxirredução produz corrente elétrica. Muita gente faz confusão entre os termos pilhas e baterias, mas qual seria a diferença entre eles? A pilha é um sistema formado por dois eletrodos, mas constitui apenas uma unidade. Já a bateria é formada por um conjunto de pilhas ligadas em série.
    Pilha alcalina: Essa pilha usa zinco (Zn), hidróxido de potássio (KOH) e dióxido de manganês (MnO2) como reagentes, é também conhecida como pilha seca alcalina. A vantagem dessas pilhas é a durabilidade, uma vez que possuem menor risco de vazamentos. Em razão de tais fatores, esse tipo de pilha ganhou grande espaço no mercado. A nomenclatura foi escolhida devido à presença do hidróxido de potássio que é um composto básico (alcalino). É empregada no funcionamento de rádios, por exemplo.
    Pilha de óxido de prata: O reagente usado nessa pilha, como o próprio nome já indica, é o óxido de prata. O Zinco também se faz presente como ânodo. Essa pilha é fonte de energia para máquinas fotográficas automáticas e calculadoras eletrônicas, e apesar do preço elevado, tem se difundido no mercado.
    Bateria de níquel-cádmio: Composta pelos elementos químicos: Níquel (Ni) e Cádmio (Cd), é usada em filmadoras e celulares e possui a vantagem de ser recarregável. Nos últimos anos essa bateria se tornou uma das mais utilizadas em todo o mundo. Um gerador externo (carregador) é responsável pela recarga desse tipo de bateria.
    Bateria de chumbo: É a responsável por manter automóveis em funcionamento, são fabricadas desde 1915, e constituem baterias muito duradouras. Apesar do nome dessa bateria mencionar apenas o chumbo, a bateria é composta também por solução aquosa de ácido sulfúrico (H2SO4).
    Por Líria Alves – Graduada em Química
    Equipe Brasil Escola
    Um grande abraço. Mário Pinheiro

    #40003267361

    Bloco M1-18 / Questão 19

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.