Bloco M1-09 / Questão 30

Início Fóruns Módulo 1 Bloco M1-09 Bloco M1-09 / Questão 30

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Posts
  • #40003281989
    AvatarEstudante CTA
    Participante

    Estou na duvida, eu acho que seria correto alternativa como sendo no seculo 19, mas fiquei na duvida se não seria o 20, sobre este fato não achei nada muito concreto na internet, como foi muitas descobertas e pesquisas desta area feitas na virada dos seculos 19 para 20, estou confuso neste ponto

    #40003281990

    A escolha do sentido da corrente elétrica foi escolhido do “positivo” para o “negativo” foi feita por volta de 1750 por Benjamin Franklin, cientista americano precoce e homem de muitos talentos. Franklin estudou eletricidade estática, produzido pela fricção de vidro, âmbar, enxofre etc. com pele ou um pano seco. Entre suas muitas descobertas era a prova de que o raio era uma descarga de eletricidade, pelo experimento imprudente (ele afirmava) de voar uma pipa em uma tempestade. A linha da pipa produziu grandes faíscas mas felizmente nenhum raio, o que poderia ter matado Franklin.
    Franklin sabia de dois tipos de carga eléctrica, dependendo do material de um esfregado. Ele pensou que um tipo significou um pouco de excesso de “fluido elétrico” sobre a quantidade usual, e chamou que a eletricidade “positiva” (marcado por +), enquanto o outro tipo era “negativo” (marcado -), significando uma ligeira deficiência. Não se sabe se ele jogou uma moeda antes de decidir chamar o tipo produzido pela fricção de vidro “positivo” e o outro tipo “resinosa” “negativo” (em vez de o contrário), mas poderia ter sido assim. Mais tarde, quando as baterias elétricas foram descobertas – final do século 19 – os cientistas naturalmente atribuíram a direcção do fluxo da corrente a partir de (+) ao (-). Um século depois de que os elétrons foram descobertos, cerca de 1850, repentinamente percebeu-se que em fios de metal que os elétrons foram detectados movendo-se na direção exatamente oposta. Além disso, era o excesso de elétrons que produziam cargas elétricas negativas, indo claro para o potencial positivo onde havia falta de elétrons. No entanto, era muito tarde para mudar convenção de nomeação de Franklin.
    Um grande abraço. Mário Pinheiro

    #40003266920

    Bloco M1-09 / Questão 30

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.