- Este tópico contém 4 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 7 anos, 3 meses atrás por .
- Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.
site novo / Fóruns / Fase 4 / Bloco M4-08 / Bloco M4-08 / Questão 11
Neste exercício ele pede a resistência de Emissor. Como a corrente do coletor é a mesma no emissor …pois estão em série .
A resistência de emissor será de 390ohm. Correto ? Abraços!!
Sim… mais cuidado quando o resistor de base (de polarização) for muito próximo ao valor do resistor de coletor. Pois quando isso acontecer, a corrente que circulará pelo resistor de emissor (que circula por emissor e coletor) somada à corrente que vai de emissor para base, acabará sendo maior do que a corrente que circula por emissor e coletor. Desconsiderar isso quando o resistor de polarização de base for maior à partir de 50 vezes.
Um grande abraço. Mário Pinheiro
Quando o resistor de base é quase igual ao do resistor de coletor. Como faço para calcular a corrente que passara pelo resistor de emissor ?
acho que não consegui entender direito … grande abraco!
Esse caso é raro, mas pode acontecer. Note que consideramos apenas a corrente que circula por emissor e coletor do transistor e isso refletirá nas quedas de tensões do resistor de emissor e coletor deste… OK? Mas, você deve lembrar que há uma corrente circulante entre emissor e base ou base e emissor que passa pelo resistor de emissor. Como em geral, essa é muito baixa (devido ao resistor de base ser muito maior que do emissor (mais de 100 vezes), é desconsiderada do cálculo, apesar de existir. Assim, podemos afirmar que a corrente do resistor de emissor (seja NPN ou PNP) sempre será a somatória da corrente de coletor mais a corrente de base e emissor, mas quando essa é menor que 10% do valor da corrente de coletor a ignoramos.
Um grande abraço. Mário Pinheiro
atendimento@ctaeletronica.com.br