site novo / Fóruns / Fase 4 / Bloco M4-04 / Bloco M4-04 / Questão 34

• Autor
      23/03/2018 às 00:00 #40003298680

Boa tarde, Mario poderia me ajudar nessa questão eu analisei e acredito que o Q2 esta com falta de ganho porque no ponto D esta com 15,9V, e tanto o Q2 como Q1 esta com 0,5V de polarização B/E fasendo a tensão de saída cair estou certo???

23/03/2018 às 00:00 #40003298681

A tensão de saída está baixa e todas as tensões estão normais a não ser a pouca polarização existente para as bases e emissores de Q1 e Q2. Esta pouca polarização somente poderia acontecer se a corrente estivesse sendo desviada destas, e não é via R5 que não possui queda de tensão. Ainda existe uma observação dizendo que praticamente não há corrente circulante por R4, nos levando a concluir que está havendo uma fuga de coletor para emissor de Q4.
        Um grande abraço. Mário Pinheiro

Se estou calculando certo: Por R9 tem uns 7mA circulando. Assim a corrente de saída é de uns 7mA. Por R1 passa cerca de 2mA. Por R3 passa 1mA. Essas correntes formam juntas 3mA. Falta ainda para completar os 7mA da saída uns 4mA e esses só poderiam estar vindo de C/E de Q1. Agora se está vindo por Q1 teremos no emissor de Q1 uma corrente de 4mA vindo de coletor e 1mA vindo da base, isso dá 5mA. O caminho dessa corrente para a saída é via R4 ou B/E de Q4. Se passar por R4 desfaz a observação de que praticamente não circula corrente por R4, por outro lado se não passa por R4 só pode estar passando para a saída via B/E de Q4 e isso somente será possível com as tensões apresentadas se B/E de Q4 estiver com fuga e uma fuga bem menor que 0,33 ohms que é a resistência de R4 e isso pode ser caracterizado como curto B/E em Q4. E claro que precisa também ter fuga C/E em Q4. (Pode ser considerada como tolerância do multímetro essas diferenças?)

• Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.