site novo / Fóruns / Fase 4 / Bloco M4-04 / Bloco M4-04 / Questão 25

• Autor
      23/03/2018 às 00:00 #40003298656

estou com muitas duvidas nestes exsrcicios estou lendo o texto mais não estou asimilando o raciocínio seria possível me mandar alguns exemplos de cada um para eu estudar em cima deste.

23/03/2018 às 00:00 #40003298657

Aqui é uma análise de defeitos em cima de uma fonte estabilizada de apenas um transistor, onde temos uma tensão de entrada de +20V. Como temos um zener na base de 7,8V, ele será polarizado por R1, gerando sobre ele a tensão de 7,8V. Esta tensão deve polarizar o transistor surgindo no emissor uma tensão 0,6V menor que da base, ou seja, 7,2V.
        Como o defeito mostra que a tensão sobre o zener é de 6V, poderia estar havendo uma fuga em DZ1, ou ainda um consumo maior na carga (resistência menor de carga), o que produziria uma corrente muito maior circulando pelo transistor e consequentemente uma menor tensão sobre o zener. Mas isso provocaria aquecimento excessivo do transistor. Assim, há a opção de zener com fuga e esta é a resposta. Quanto às outras questões que lhe interessa, deverá posta-las separadamente.
        Um grande abraço. Mário Pinheiro

• Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.