site novo / Fóruns / Fase 4 / Bloco M4-03 / Bloco M4-03 / Questão 28

  • Autor
    Posts
    • Anônimo
      23/03/2018 às 00:00 #40003298581

      Estou com uma dúvida. A corrente que se soma continua sendo para R2? ou seja para o sentido convencional da corrente ela vem de base do transistor se somando com a corrente de R1 até GND. é isso mesmo, ou quando muda a polaridade do transistor isso muda? Me confundi porque o resistor R1 é menor valor e como a corrente é inversamente proporcional a resistência. tó na dúvida.
      Não sei se me compreende, mas o resistor cuja a corrente é o dobro é R1 ou R2 ? Um grande Abraço, Cristian

        23/03/2018 às 00:00 #40003298582

        Veja que o valor de R1 é menor que o valor de R2, pois sendo o transistor PNP, a tensão de base normalmente vai ficar mais positiva que a metade da tensão da fonte. Calculando a malha para R1 com 12k e R2 com 91k, teríamos uma tensão com cerca de 23V (sem a base ligada). Veja que ao ligar a base há uma corrente que circulará por base e emissor e também por R1, sendo elas somadas e ambas passarão por R2. Veja que ao ligar a base do transistor Q1 à malha R1 e R2, a tensão de base subirá levemente, ficando a tensão como mostrada no topo da página 5. Veja que na questão 28, trocamos o transistor que tinha anteriormente um ganho de 75 por outro com ganho de 120, que gerará uma maior condução de Q1 e uma tensão entre coletor e emissor menor. Assim, considerando o ganho de 120, para voltarmos a ter a tensão de 25V no emissor e 10V no coletor, deveremos aumentar o valor dos resistores para 19k para R1 e 146k para R2. Isto produzirá uma menor corrente entre base e emissor de Q1, mas como seu ganho é maior, teremos um equilíbrio e conseguiremos as tensões de 25V no emissor e 10V no coletor.
        Um grande abraço. Mário Pinheiro

          Prezado Professor Mário e demais Professores, boa noite!

          Obrigado pela paciência. Neste tipo de questão, devo considerar a corrente que circula por R2 como o dobro da que circula por R1? Ou este era um conceito simplificado que ficou atrelado apenas a circuitos hipotéticos mais simples do módulo passado?

          Grato,

          Marcelo Góes.

            09/10/2024 às 18:04 #40003416712

            Boa noite Marcelo, tudo bem?

            Desculpa a demora para responder. Sim deve considerar a corrente de R2 como o dobro de R1 visto que por R2 circula a corrente que vem de R1 e EB de Q1. Se a dúvida persistir assista a uma aula de reforço relacionada a questão, se não tiver disponível marque com o professor Mário, ele tirará todas as suas dúvidas.

            Atenciosamente,

            Andresson Hermínio

          • Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.