site novo / Fóruns / Fase 3 / Bloco M3-61 / Bloco M3-61 / Questão 47

• Autor
      23/03/2018 às 00:00 #40003298015

Esse defeito seria um curto base emissor de Q2 ou uma fuga no capacitor C2 ? Fiquei com duvida porque no emissor de Q2 tem a tensao do Diodo zener de 13 Volts . O que poderia ser ? abracos!

23/03/2018 às 00:00 #40003298016

Note que a tensão de base e emissor de Q2 são as mesmas, indicando um curto nesta junção. Quando isso ocorre, não há ganho para o transistor Q2, ou seja, a corrente que circula por base e emissor deste é levada diretamente para a polarização do outro transistor (Q1) e com isso o ganho final do circuito regulador cairia muito. No caso não houve queda, pois o consumo deve estar abaixo do especificado como normal, o que garante ainda uma tensão na saída ainda maior. Mas realmente o defeito é curto BE de Q2.
        Um grande abraço. Mário Pinheiro

Anônimo
          23/03/2018 às 00:00 #40003298017

Poderia me explicar melhor esta parte que voce me passou ? “No caso não houve queda, pois o consumo deve estar abaixo do especificado como normal, o que garante ainda uma tensão na saída ainda maior”
          Não compreendi direito …porque nao houve queda… mas nao chegou a cair a tensao de saida para 12,4V ? Esta tensao de 12,4V não seria por causa do multimetro que polarizou o transistor Q1 apos o curto da base emissor de Q2 ?
          abracos!

23/03/2018 às 00:00 #40003298018

Com o curto base e emissor de Q2, a corrente de polarização para Q1 vem de R3 até a base de Q1, passando pelo curto da junção e neste caso, não haverá corrente vindo de R2 e coletor e emissor de Q2.
            Assim, a tensão que temos no emissor de Q1 de 12,4V é gerada pela polarização deste, mas com uma corrente menor. Caso haja um consumo pouco maior na saída desta fonte, a tensão cairá.
            Um grande abraço. Mário Pinheiro

01/08/2025 às 10:33 #40003434480

Olá, ao analisar essa questão, vejo também que teria a possibilidade de ter uma fuga coletor-base de Q1, fazendo a tensão de base de Q1 aumentar até 13v e com isso cortar Q2, e na saída teria a mesma tensão apresentada.
              Está faltando algum detalhe na minha análise? Se não, poderia ter algum tipo de observação para essa questão.

Obs.: Certo que para ter exatamente os 13v na base de Q1 teria que ser uma grande coincidência, mas poderia acontecer.

• Esta resposta foi modificada 4 semanas, 1 dia atrás por Wenilton Sales da Silva. Razão: Correção nas informações
            • Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.