- Este tópico contém 6 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 5 anos, 11 meses atrás por .
- Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.
site novo / Fóruns / Fase 3 / Bloco M3-59 / Bloco M3-59 / Questão 46
Boa noite Profi. Referente à questão 46.
Quando contato está colado e a lâmpada acende devo considerar o contanto NF ou NA?
Até hoje tenho duvidas quanto a essa resposta.
Abraço. Edu
Quando o contato está em NF (normalmente fechado), a lâmpada estará apagada. Como ela está acesa, os contatos NA (normalmente aberto) estão colados.
Um grande abraço. Mário Pinheiro
Caro Prof. Mario boa noite
M3 bloco 59 questão 46 relé ou bobina colado NF, confirma ser esta certo.
Abraço
Veja que o transistor Q4 está totalmente cortado, pois a tensão de coletor é de zero volt. Com isso, o relé não poderia estar acionado e a lâmpada deveria estar apagada, mas como está acesa, podemos afirmar que o relé está colado.
Boa noite professor Mário,
Faço uma confusão danada com esse NF e NA
Quando trabalhava com relés eu me lembro que quando indicava NF o contato estava fechado e ao energizar a bobina o contato abria e a lampada apagava.
Quando estava em NA o contato estava aberto e ao energizar a bobina o contato fechava e a lampada acendia.
Mas sua explicação foi ao contrário, poderia me explicar melhor?
Grande abraço.
Você pode ligar a lâmpada no NA ou no NF de acordo com o resultado que você quer. No circuito proposto, a lâmpada vai ligado ao NA (normalmente aberto) que indica que o relé está desenergizado e lâmpada apagada.
atendimento@ctaeletronica.com.br