site novo / Fóruns / Fase 3 / Bloco M3-51 / Bloco M3-51 / Questão 46

• Autor
      23/03/2018 às 00:00 #40003297050

Só pode ser fuga coletor base de Q1.. pois se fosse fuga coletor emissor de Q4 … como ele nao tem polaricao de base.. teria corrente circulando por ele..que nao e o caso… segundo a observacao.
      Entao concluo que seja Fuga C-B de Q1

seria isso?

23/03/2018 às 00:00 #40003297051

Exatamente!
        Um grande abraço. Mário Pinheiro

Anônimo
          23/03/2018 às 00:00 #40003297052

Não entendi a resposta. Aqui diz que a tensão no ponto B = 4V e aquece, sendo assim caso fosse fuga C-E de Q1 iria polarizar mais Q1 diminuindo a resistência C-E e com isso subindo a tensão 1/2VCC.
          No meu modo de pensar quando aquece e tensão está baixa é maior polarização na parte de baixo. e como pode ver tem 0,7V sobre E-B de Q2, logo tem uma indicativa na questão dizendo que não há corrente circulante por Q4, como podemos ver Q3 está despolarizado, temos no ponto E=3,4V e no ponto F =3,7V , mas como a tensão no ponto c está baixa, poderia falta de polarização para Q4 ou mesmo falta de ganho. Bom ai minha opinião!
          Comente professor para que eu possa entender melhor a conclusão da resposta e se poder me diga meus erros para minimiza-los. Um grande abraço, aluno, Cristian

23/03/2018 às 00:00 #40003297053

Não entendi quando disse que a tensão do ponto B está baixa, pois é o contrário. Considerando que a tensão da fonte é de 6V, devemos ter somente 3V no ponto B e como temos 4V, podemos afirmar que está alta. Como diz que está aquecendo, já podemos dizer que a malha de cima está muito polarizada e imediatamente passamos à polarização de Q1 que apresenta em sua base uma tensão de 4,6V (o que indica que está polarizado). como esta polarização depende da condução de Q4, quando chegamos na base deste, vemos que está com 6V, ou seja, sem polarização para a junção emissor-base. Com isto poderíamos ter uma fuga entre emissor e coletor de Q4 ou ainda uma fuga de coletor para base de Q1. Como há uma observação na questão que não circula corrente por Q4, já podemos afirmar que está havendo uma fuga coletor base de Q1.
            Um grande abraço. Mário Pinheiro

• Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.