- Este tópico contém 6 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 10 meses, 3 semanas atrás por .
- Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.
site novo / Fóruns / Fase 3 / Bloco M3-51 / Bloco M3-51 / Questão 45
Marcado: M3 Bloco 51 Questão 45
Como a tensão na saída é muito baixa e não aquece, o problema será falta de polarização na malha de cima. Começamos por medir a tensão de base de Q1 que está com 1,6V. Apesar desta tensão estar baixa, conferindo a tensão de base de Q4, vemos que possui polarização. Daí chegamos ao transistor Q5, que apresenta na base uma tensão muito baixa, em torno de 1,7V. Como a tensão no ponto L também está muito baixa, poderia ser C3 com fuga ou ainda R9 alterado. Como existe uma indicação que não há defeitos em resistores, o problema é C3 com fuga.
Um grande abraço. Mário Pinheiro
Saudações, Prof Mário, tudo bem com o Sr?
Fiquei um pouco confuso nessa análise. Eu até consegui enxergar essa fuga no capacitor. Mas o que me fez errar foi a tensão no ponto D está com 5,4v, o que me levou a acreditar que o fato de termos 6v na malha de alimentação impossibilitaria essa fuga. Gostaria de saber se existiria a possibilidade de ser falta de ganho em Q4 também, já que temos apenas 1,6v em seu coletor.
Desde de já, agradeço mais uma vez. Abraços.
Até poderia ser uma falta de ganho em Q4 por ele estar menos polarizado, mas isso não explicaria a tensão de base de Q5 ter caído, o que faz esse ser menos polarizado e claro o seguinte.
Um grande abraço. Mário Pinheiro
Corrente passando por R9: 1,48 mA; Corrente passando por R10: 0,011 mA… Se não há defeitos em resistores, para onde estariam indo os outros 1,47 mA??? Só pode haver uma fuga em C3, correto?
Boa tarde Marcelo, tudo bem?
É isso mesmo.
Atenciosamente,
Andresson Hermínio
atendimento@ctaeletronica.com.br