- Este tópico contém 6 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 7 anos, 5 meses atrás por .
- Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.
site novo / Fóruns / Fase 3 / Bloco M3-43 / Bloco M3-43 / Questão 49
Mário, se a tensão no ponto D fosse por exemplo de 7V (ou qualquer tensão abaixo dos 12,6V mesmo com luz incidente sobre ele), poderia considerar LDR1 com fuga ou não? Abraço.
Acredito que está pensando ao contrário, pois se tiver uma fuga (resistência menor no LDR), caso colocasse luz sobre ele e respondesse, o problema seria “camuflado”. Assim, somente poderemos detectar uma fuga caso não haja luz incidente sobre ele, onde sua resistência deveria ser superior a 1M ohm.
Um grande abraço. Mário Pinheiro
No defeito diz:circuito com luz e o led1 não apaga e suspeitei do componente LDR ……., gostaria de uma linha de raciocinio logico da questão para certeza do defeito.
Você tem razão em suas conclusões, pois com luz sobre o LDR a tensão no ponto D, deveria ser muito próxima a zero, não permitindo polarização para a base e emissor de Q2.
Um grande abraço. Mário Pinheiro
Mario, o LDR não está aberto? Porque na correção da cta veio como ldr alterado (A e C)
Sim, o LDR está alterado e não aberto, pois veja que temos o ponto C, coletor de Q2, com tensão de 11V. Caso o LDR estivesse aberto, toda a corrente que vem pelos resistores R5 e R1, seria obrigada a passar por D8 e entrar pela base e emissor de Q2, levando-o à saturação. Desta forma, concluímos que apesar do LDR receber luz e assumir uma resistência muito baixa, ele está com uma resistência alta, mas não totalmente aberto.
Um grande abraço. Mário Pinheiro
atendimento@ctaeletronica.com.br