site novo / Fóruns / Fase 3 / Bloco M3-39 / Bloco M3-39 / Questão 02
- Este tópico contém 8 respostas, 7 vozes e foi atualizado pela última vez 4 meses, 2 semanas atrás por
Andresson Hermínio.
-
AutorPosts
-
Anônimo23 de março de 2018 às 00:00 #40003295638
Mário boa noite. Poderia por favor me explicar essa questão? Eu marquei alternativa C, partindo de uma lógica mas vi que eu estava errado.
23 de março de 2018 às 00:00 #40003295639Esta é uma questão difícil de se concluir, mas vamos começar pela proporção entre R7 e R6. Considerando que R7 é 5 vezes maior que R6, teremos uma tensão máxima de 2V na base de T2 que no final das contas será um pouco menor devido à polarização do transistor. Como temos uma opção de 1,6V, ficaremos com ela. Isso define também a tensão de emissor que ficará com 1V. Tudo isso leva a conclusão que o transistor está polarizado, faltando definir a tensão de coletor. Veja que a resistência entre coletor e emissor de T2 definirá a polarização para o emissor de T1 e este, sendo um transistor NPN, não poderá ter em sua base uma tensão maior que 6V. Assim, escolhemos uma tensão de coletor para T2 entre 5 e 6V, que polarizará adequadamente o transistor oscilador T1.
Um grande abraço. Mário Pinheiro23 de abril de 2018 às 00:00 #40003295641Mesmo sem valores, podemos concluir que a tensões de coletor, base e emissor de T2 devem ser baixas, porque o conjunto está no emissor de T1 e claro que o emissor deste, deve ter tensão abaixo de 4V. foi daí que se conclui que a base de T2 possui 2V… mas poderia ser de 1 a 3V. O importante é que esteja polarizado, para manter uma resistência constante entre coletor e emissor, que variará quando vier o sinal de áudio que se soma à polarização de base.
4 de setembro de 2019 às 00:00 #40003295642Citação de Mario Pinheiro em 23/04/2018, 10:17Mesmo sem valores, podemos concluir que a tensões de coletor, base e emissor de T2 devem ser baixas, porque o conjunto está no emissor de T1 e claro que o emissor deste, deve ter tensão abaixo de 4V. foi daí que se conclui que a base de T2 possui 2V… mas poderia ser de 1 a 3V. O importante é que esteja polarizado, para manter uma resistência constante entre coletor e emissor, que variará quando vier o sinal de áudio que se soma à polarização de base.
Boa noite Professor! Eu cheguei aos 2 volts na base de T2 da seguinte forma: considerando que R7 é 5 vezes maior que R6 e +Vcc = 12v eu dividi 12v pela proporção de 6 o que resultou em 2v na base de T2. Minha maneira esta correta?
23 de abril de 2025 às 15:43 #40003433024Olá professor.
Eu resolvi esta questão por exclusão, uma vez que tinha duas alternativas (c ou d) com as tensões de emissor e base 1V e 1,6V respectivamente, mas uma com tensão de coletor 5V (alternativa D ) e a outra com tensão de coletor 12V (Alternativa C ). Como não podemos ter ali uma tensão de 12V, escolhi a alternativa d.
Minha dúvida está na sua explicação sua em uma resposta acima: “Veja que a resistência entre coletor e emissor de T2 definirá a polarização para o emissor de T1 e este, sendo um transistor NPN, não poderá ter em sua base uma tensão maior que 6V” . Não entendi esta afirmação sobre o transistor ser NPN e a partir disse ter deduzido a tensão de coletor. Poderia me explicar melhor isso? Muito Obrigado.18 de junho de 2025 às 15:30 #40003433441Boa tarde Márcio, tudo bem?
Essa é uma questão um pouco difícil, mas vou tentar explicar. T1 sendo um NPN sabemos que a tensão de base deverá ser maior que a tensão de emissor, (base positiva), já sabemos que de acordo com a questão 1 a tensão de base de T1 gira em torno de 5,6v, pois R1 e R2 são de valores iguais. Aí já conseguimos definir a tensão de emissor de T1 ou de coletor de T2, será 0,6v menor que a base, ou seja 5v. Se a dúvida persistir assista a uma aula de reforço relacionada a questão, se não tiver disponível marque com o professor Mário, ele tirará todas aa suas dúvidas.
Atenciosamente,
Andresson Hermínio
-
AutorPosts
- Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.