site novo / Fóruns / Fase 3 / Bloco M3-36 / Bloco M3-36 / Questão 22
- Este tópico contém 22 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 7 anos, 2 meses atrás por
Mario Pinheiro.
-
AutorPosts
-
23/03/2018 às 00:00 #40003295396
A taxa de variação na saída em relação ao 1/2Vcc depende também da variação da tensão da fonte. Como este amplificador pode trabalhar de 30V à 40V de alimentação, haverá claro uma variação na saída. Verifique se sua rede está realmente em 110Vac e estando, confira a tensão de 1/2vcc e compare-a com a tensão de alimentação deste, onde pode acontecer duas situações:
1 – tensão de 1/2Vcc levemente maior que o normal e lâmpada em série não acende. Com isso temos uma menor polarização nos transistores do lado de baixo, Q2, Q5, Q6 e Q7. Faça um teste básico colocando um trimpot ou potenciômetro de 100k (utilizando um dos pinos laterais e o central), colocando-o mais ou menos no centro com 50k. Após medindo a tensão de saída, ajuste este – aumento o valor do potenciômetro e verá que a tensão de saída cairá até ficar exatamente no 1/2Vcc… poderá inclusive aparecer um leve acendimento na lâmpada série por um leve aumento na polarização da malha de baixo.
2 – tensão de 1/2Vcc levemente menor que o normal e lâmpada em série não acende. Este é um caso mais raro, pois com a tensão de saída mais baixa e não acendendo a lâmpada em série, pode significar pouca polarização da malha de cima. Mas também ajustando o potenciômetro de 100k para uma resistência inferior a 50k, produzirá menor polarização para Q7, Q6, Q5 e Q2, elevando a tensão de saída. Nesse caso, devemos reajustar a corrente de repouso pelo trimpot do circuito.
Um grande abraço. Mário PinheiroAnônimo23/03/2018 às 00:00 #40003295395Bom Dia Mário eu estou com uma duvida a tensão de saída esta 15% acima da tensão que deveria esta na saída e a polarização para os transistores de saída esta na menor polarização, esta correto ou tem algum erro?
23/03/2018 às 00:00 #40003295394Veja que as tensões de 1/2Vcc não são exatas e pode haver uma alteração de até 20% para mais ou para menos. Você chegou a injetar um sinal de áudio qualquer? O amplificador deve funcionar. Somente em amplificadores com fonte simétrica, a tensão de saída do amplificador deverá ser zero volt com variação mínima de 0,05V para cima ou para baixo.
Um grande abraço. Mário PinheiroAnônimo23/03/2018 às 00:00 #40003295393Olá prof. Mário na verdade não estou com dúvidas sobre o ajuste da corrente de repouso, pois fiz o ajuste com a lampada em serie e a tensão de 1/2 Vcc acompanha a tensão de entrada, se esta com 37V na entrada, o 1/2 Vcc esta com 21V e deveria estar com 18,5V, se a entrada esta com 40V o 1/2 Vcc esta com 22,5V, e deveria estar com 20V tudo bem vou revisar a aula 04 do módulo 03 e assistir a video aula da lampada em serie mais uma vez ou quantas vezes forem preciso, mas em em relação ao 1/2 Vcc do meu amplificador ele esta acompanhando atenção de entrada com 2,5V acima do normal, e sobre as tensões que eu passei anteriormente,elas estão normais? tanto na malha de cima com na malha de baixo? Obrigado!!!
23/03/2018 às 00:00 #40003295392Tony, o kit não possui os dois resistores mencionados porque possui um trimpot para fazer o ajuste… pelo que vi, ainda tens muitas dúvidas sobre o controle de corrente de repouso, logo, peço que revise a aula 4 do módulo 3… ainda sugiro que veja a videoaula da gratuitas da lâmpada em série: https://www.youtube.com/watch?v=uyN06F601wY
Um grande abraço. Mário PinheiroAnônimo23/03/2018 às 00:00 #40003295391Prof. Mário no amplificador, a saída aquece um pouco , mas esse aquecimento não seria normal? por isso foi colocado os dissipadores? Enfim baseando-se no amplificador do bloco M3-36 pg. 5, no meu amplificador não tem o R12 e nem o R13, somente tem o R11 com valor de 3K9 e a tensão entre R15 e R17 esta com 15,91V. Então vamos voltar a atenção para o aquecimento da saída, mas esta aquecendo pouquíssimo, então o defeito é nos transistores de saida? Obrigado!!!
23/03/2018 às 00:00 #40003295390O zumbindo a provocado pela consumo excessivo, criando ripple na tensão da fonte e este ripple acaba sendo amplificado pelo próprio amplificador. Como disse que a saída está aquecendo, e a tensão de saída está normal, você deverá fazer o ajuste da corrente de repouso, como mostram os vídeos da lâmpada em série, mas especificamente na aula 3. Assista a videoaula para saber como ajustar a corrente de repouso. Não esqueça claro de ligar sempre o amplificador na lâmpada série, para evitar queima de componentes: https://www2.ctaeletronica.com.br/web/material_didatico.asp?uid=66
Um grande abraço. Mário Pinheiro -
AutorPosts
- Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.