- Este tópico contém 6 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 6 anos, 9 meses atrás por .
- Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.
site novo / Fóruns / Fase 3 / Bloco M3-33 / Bloco M3-33 / Questão 14
Mario! Bom dia!
Nessa questao eu nao lembro como calcular! Me ajuda ai!
imaginando que Q2 está saturado, teremos em seu emissor uma tensão de 3,33V (Q2 está recebendo na base uma tensão de 4V). Para que Q2 mude de estado, o transistor Q1 deverá ser polarizado e para isso sua base deverá alcançar 4V, que à partir disso, elevará a tensão de emissor de Q2, cortando Q2. A partir do corte de Q2, o transistor Q1 ficará saturado com tensão de emissor de 1,6V, sendo que enquanto a base estiver acima de 2,3V não mudará o estado. Quando a tensão de base de Q1 cair abaixo de 2,3V, haverá nova mudança de estado.
Um grande abraço. Mário Pinheiro
Mário ainda não consegui enxergar porque no momento do corte de Q2 eu fico com 1,6V no emissor de Q1…eu tenho na entrada A 1,8V e na saída B 5V (com Q2 em corte), qual queda de tensão eu terei neste momento em R5 e em R1? estou meu confuso..
Esta tensão de 1,6V refere-se à saturação de Q1, que manterá 1,6V tanto no coletor quanto no emissor. Veja que 1,8V foi a tensão inicial, que mantinha Q1 cortado e Q2 saturado. Assim, siga as instruções complementares na outra resposta que foi dada.
Saudações professor ! nesta questão Q1 vai disparar primeiro ? pois para calcular o NID e o NSD eu considerei Q2 o primeiro a disparar; isto não altera o resultado final porém pode mudar o comportamento no primeiro estado …
Isso vai depender apenas da tensão de entrada (base de Q1). Se considerar que ela é baixa, Q2 é polarizado primeiro e se for alta Q1 é polarizado primeiro.
atendimento@ctaeletronica.com.br