- Este tópico contém 6 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 6 anos, 6 meses atrás por .
- Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.
site novo / Fóruns / Fase 3 / Bloco M3-32 / Bloco M3-32 / Questão 11
Bom dia professor, lendo a resposta que o senhor deu para esta questão eu fiquei sem entender o por que de quando ligarmos o circuito a tensão da fonte estar baixa…. Esse circuito não está ligado a uma fonte de saída fixa +5V?
Existe um tempo – em torno de 400ms – em que a fonte de alimentação de +5V vai de zero a seus +5V. Assim, ocorrerá o que está marcado na questão já respondida.
Um grande abraço. Mário Pinheiro
Olá Mário! Seria sempre 5v? Pois ao ligarmos o circuito com P1 no centro não teríamos a polarização de T1 e T2? Grato!
quando ligamos o circuito, a tensão de alimentação estará baixa e se fizemos um cálculo básico, quando tivermos na fonte +2V, teremos esta tensão no emissor de T1 e teremos também 1V no centro do potenciômetro, que será levado à base de T1, o que já permite que o transistor seja polarizado, subindo a tensão do coletor e com isso polarizando T2 que ficará saturado, deixando portanto na saída um potencial de 0V ou nível baixo (L).
Bom dia professor!
Com alimentação de 5V e R2 de 1k, o Zener não se polariza, ficando com uma tensão de 2,3V sobre o Zener e T1 fica em corte, levando a nível alto a saída. Pesquisando o datasheet, a IZT ( corrente de teste do Zener) dá 76mA.
O que eu fiz? Substitui o R2 de 1k para 22R, para deixar polarizado esse circuito com 5V.
Comente para eu aprender mais.
Obrigado!
Não sei qual valor de datasheet pegou, mas a corrente de 0,0017A ou 1,7mA que passa pelo resistor R2 é suficiente para polarizar tanto o zener quanto o transistor.
atendimento@ctaeletronica.com.br