- Este tópico contém 4 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 6 anos, 7 meses atrás por .
- Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.
site novo / Fóruns / Fase 3 / Bloco M3-32 / Bloco M3-32 / Questão 07
Bom dia Mário, não entendi direito porque a tensão varia de 0 a 2,5V.
Obrigado.
Em funcionamento normal, o corte do transistor levará o coletor a +5V e saturado ficará com 0V. Tendo um resistor de coletor com 1k e uma fuga entre coletor e emissor também com 1k, no corte do transistor, a tensão de coletor subirá somente até 2,5V (devido a fuga interna). Assim, a tensão varia de 0V à 2,5V.
Um grande abraço. Mário Pinheiro
Boa noite professor!
Me tire a dúvida, independente da tensão de base, o transistor está com uma fuga interna de 1k, dois resistores em série de 1k, o que levaria a ter 2,5V constante no coletor de T2, com polarização ou sem sobre a base. Por isso não pode ser de 0V a 2,5V, ou devo aproximar a resposta?
Fico no aguardo.
Obrigado!
Fuga de 1k entre coletor e emissor não significa que o transistor não possa ser polarizado de uma forma normal. Sendo assim, aparecendo tensão de base ele é polarizado chegando à saturação com 0V no coletor. Com a tensão de base em zero volt, não há polarização normal, mas a fuga interna não deixa a tensão subir a 5V ficando com os 2,5V.
Um grande abraço. Mário Pinheiro
atendimento@ctaeletronica.com.br