- Este tópico contém 4 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 10 meses, 1 semana atrás por .
- Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.
site novo / Fóruns / Fase 3 / Bloco M3-29 / Bloco M3-29 / Questão 33
bom dia mario..postei errado..nessa questão.apesar do meio vcc estar baixo e não esta aquecendo..as polarizações estão ok..vc poderia me esclareder..estou tendo duvidas em circuitos assim.aguardo sua resposta
As tensões não estão normais, pois no ponto A, temos 3,6V, quando deveria ter 15V (alimentação de +30V). Começamos pela polarização de Q1, onde na base, encontramos 4,2V (0,6V acima do emissor). Quando chegamos à base de Q4, encontramos 29,3V, ou seja, 0,7V abaixo do emissor. Como temos um pequena polarização de Q4 e sua base apresenta 0,7V abaixo do emissor (representa uma boa polarização), já podemos afirmar que há uma falta de ganho no transistor Q4.
Um grande abraço. Mário Pinheiro
Bom dia, por favor eu fiquei na dúvida entre falta de ganho e fuga CB de Q4, como identifico essas diferenças ….
Bom dia Roberto, tudo bem?
Uma fuga CB em Q4 faria ele ser bem polarizado, a resistência entre coletor e emissor iria diminuir e a tensão em seu coletor iria subir bastante, mas vemos que isso não está acontecendo, por mais que ele esteja bem polarizado ele não respondeu bem, a resistência entre coletor e emissor está alta fazendo a tensão em seu coletor cair bastante, e isso é uma característica da falta de ganho. Se a dúvida persistir assista a uma aula de reforço relacionada a questão. Se não tiver disponível marque com o professor Mário, ele tirará todas as suas dúvidas.
Atenciosamente,
Andresson Hermínio
atendimento@ctaeletronica.com.br