- Este tópico contém 4 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 7 anos, 3 meses atrás por .
- Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.
site novo / Fóruns / Fase 3 / Bloco M3-28 / Bloco M3-28 / Questão 19
Prezado Prof. Mario boa noite
Questão M3 B28 nº 19 eu errei qual e a cetra para eu corrigir obrigado.
Abraço.
Como temos uma tensão de zero volt na saída da fonte, provavelmente temos uma despolarização do transistor Q1. Assim, vamos verificar a tensão de base de Q1, que está com zero volt. Com esta tensão de base, poderíamos ter 2 defeitos, sendo um deles o resistor R1 aberto ou ZD1 em curto. Como há observação que “nada aquece” vamos verificar se poderia o zener ZD1 estar em curto, pois a tensão sobre R1 é de 16V sendo que a corrente seria de (16V / 470 ohms) 0,034A. Agora multiplicando a tensão de 16V pela corrente de 0,034A, será igual a 0,54W, ou seja, pouco mais que a potência do resistor, o que geraria aquecimento no resistor. Como nada aquece, não poderá ser ZD1 em curto. Desta forma, ficamos com R1 aberto.
Um grande abraço. Mário Pinheiro
Prezado Prof. Mario boa tarde
Eu recebi a sua resposta questão 19 sendo que a corrente seria de (16V / 470 ohms) 0,034A. Agora multiplicando a tensão de 16V pela corrente de 0,034A, será igual a 0,54W, ou seja, pouco mais que a potência do resistor, a te aqui eu fiz só podia me dize qual seria a potência do R1 normal eu sei a somatória da lei de ohms mais agora o resistor sem o defeito eu não me lembro como fazer poderia me ajudar
A potência de um resistor convencional é de 1/4W (um quarto de watt).
Um grande abraço. Mário Pinheiro
atendimento@ctaeletronica.com.br