- Este tópico contém 4 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 7 anos, 3 meses atrás por .
- Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.
site novo / Fóruns / Fase 3 / Bloco M3-28 / Bloco M3-28 / Questão 09
Seguira o mesmo padrão dos pulsos do CI (sequencial) e depois ele volta do final para inicio (vai e vem) ou ele volta sempre do inicio quando chega ao final?
Agora não está falando mais do IC4017 e sim do acendimento dos LED´s que ocorrerá na forma “sequenciam em vai-vem”.
Um grande abraço. Mário Pinheiro
Boa tarde Mário, ainda não entendi o efeito “vai e vem”. No caso deste circuito que são 6 leds, supondo que inicialmente acenda da esquerda para a direita, quando o sexto led acender o circuito recomeça só que da direita para esquerda, ou seja do sexto para o primeiro? Mas porque acontece isto, não deveria ser sempre da esquerda para a direita (do primeiro ao sexto)?
O funcionamento do integrado é de forma sequencial, possuindo 10 saídas que vão ligando e desligando uma após a outra. Quando chega na décima saída volta à primeira, recomeçando o processo. Mas se eu ligar 6 LED´s para acender de forma sequencial, seis primeiras saída e após ligar a sétima saída no LED5, a oitava saída no LED4, a nona saída no LED3 e a décima saída no LED2, quando a sequência voltar à primeira saída (reiniciar o ciclo), acenderemos o LED1, criando assim o efeito de vai-vem.
Um grande abraço. Mário Pinheiro
atendimento@ctaeletronica.com.br