- Este tópico contém 2 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 7 anos, 7 meses atrás por .
- Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.
site novo / Fóruns / Fase 3 / Bloco M3-20 / Bloco M3-20 / Questão 14
Estou com dúvidas nessas questões, referente ao circuito.
Apesar do circuito parecer complexo, se olhar com mais atenção, verá que algumas partes dele foram estudadas anteriormente.
Veja que temos na saída da fonte, uma tensão de +115V, que é considerada a tensão normal. A fonte chaveada com controle por realimentação com acoplador óptico, quando começa a funcionar, terá como base elevar a tensão de saída até que haja um retorno de polarização informando para não variar mais. Sendo assim, temos um resistor que está preso á tensão de +115V e que chega até o pino 1 do integrado IC951, que possui internamente mais dois resistores até a massa. Podemos afirmar que estes resistores terão um valor tal, que quando a tensão de saída da fonte chegar à +115V, teremos a polarização do transistor interno ao integrado e com essa polarização, a tensão do coletor (pino 2 do integrado) cairá, acendendo o LED interno ao outro integrado (PC901). Quando este LED acende, polariza o foto-transistor também interno e com isso diminui a resistência entre o pino 3 e 4, elevando o potencial do pino 3, que fará com que a fonte chaveada trabalhe para manter o ponto de chaveamento para manter a tensão de saída estável.
Quanto à pergunta específica da questão 14, diz que se a tensão de +115V tender a aumentar, haverá maior polarização interna para o transistor dentro do integrado IC951 e com isso a tensão do pino 2 do integrado cairá.
Um grande abraço. Mário Pinheiro
atendimento@ctaeletronica.com.br