site novo / Fóruns / Fase 3 / Bloco M3-15 / Bloco M3-15 / Questão 27

• Autor
      23/03/2018 às 00:00 #40003293440

Mário C2 com fuga fazendo a fonte ter alto consumo, conduzndo Q4.
      Comente por favor!!!
      Abraços Cristian Goiano!

23/03/2018 às 00:00 #40003293441

Temos uma tensão de saída mais baixa (7V), o que representa que a malha de realimentação negativa também deva estar com uma tensão menor, o que despolarizaria o transistor Q3. Assim, verificando as tensões, vemos que o transistor Q3 está cortado. Também vemos que a polarização proveniente de R1 e R2 estão normais (com queda nos resistores proporcionais). Tudo parece estar normal, mas vemos que há uma queda de tensão de 0,7V sobre o resistor R4, que está polarizando base e emissor do transistor Q4 e com isso desviando a polarização dos transistores de saída. Como há uma queda de tensão de 0,6V sobre R4 – representando uma corrente de 2A circulando por ele – causaria um aquecimento razoável em Q1. Mas como isso não ocorre, já podemos afirmar que R4 está aberto.
        Um grande abraço. Mário Pinheiro

Anônimo
          23/03/2018 às 00:00 #40003293442

Uma coisa me chamou atenção neste esquema, acima de R8 tem 1V, do lado direito de R6 tem 1,5V, se o poteciometro está pra baixa não deveria ser a mesma Tensão?
          Abraços Cristian Goiano!

23/03/2018 às 00:00 #40003293443

Aqui apenas você deve considerar que se a tensão da fonte está baixa, viramos o potenciômetro para a maior tensão de saída… pode ser que o cursor não esteja na ponta, mas de qualquer forma, temos o transistor Q3 despolarizado, o que faria com que a tensão de saída fosse alta.

Professor,

se o resistor R4 está aberto, como está havendo tensão na saída? mesmo que baixa?

24/03/2020 às 00:00 #40003293445

Com R4 aberto, temos a polarização de Q4 e daí via R1, R2 e coletor e emissor de Q4, a tensão chega à saída.

Prezado Prof. Mário e demais Professores,

Boa noite!

Eu entendi a explicação, só estou na dúvida como diferenciar se o R4 está aberto ou alterado.

Obrigado!

13/03/2025 às 14:10 #40003432626

Boa tarde, professor!
                    Nesta questão também analisei como resistor R4 aberto, porém na vídeo aula de reforço 27 A, o professor Mário comenta sobre as tensões nas extremidades do R4 (7V e 7,6V), que com estes valores podemos considerar R4 alterado.
                    Peço por gentileza que o Sr. me explique qual a forma correta para esta análise, pois não estou conseguindo marcar aula de de reforço devido ao horário de trabalho.
                    Obrigado!

Confesso que também gostaria de saber por qual motivo não poderia ser R4 “apenas” alterado.

Então reitero a pergunta de alguns colegas: prof. Mário, como seriam os resultados (valores) se o R4 estivesse bem alterado (mas não aberto)?

• Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.