- Este tópico contém 4 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 7 anos, 2 meses atrás por .
- Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.
site novo / Fóruns / Fase 3 / Bloco M3-11 / Bloco M3-11 / Questão 44
Olá Mário! Eu ainda não estou conseguindo interpretar o que poderia acontecer com a lâmpada em série caso o C2 estiver em fuga. Porfavor poderia me explicar? Grato!
Com uma fuga no capacitor C2, haverá uma diminuição da tensão no emissor de Q5, que permitirá uma maior polarização (corrente maior) entre base e emissor. Desta forma, também há o aumento da corrente entre coletor e emissor (veja que a tensão de coletor não cairá, pois ele está ligado diretamente à base de Q4, sendo que o emissor está travado com 6V no potencial positivo. Apesar disso, também aumentar a polarização de emissor e base de Q4, elevando a tensão de saída, pela polarização maior polarização de Q1. Como Q2 já está polarizado por R2 e AF1, teremos um aumento de polarização nos dois transistores de saída (além do aumento da tensão de 1/2Vcc) levando o amplificador a um consumo muito maior o que levará a um maior acendimento da lâmpada em série.
Um grande abraço. Mário Pinheiro
Mario, entendo que Q4 vai polarizar mais o Q1 e o Q2, mas o Q3 não vai fazer o Q1 e o Q2 ser menos polarizado?
O Q3 é controlador de corrente para os transistores de saída. Assim, um aumento da tensão de coletor de Q4, irá causar também uma maior queda sobre R3/R5 e R4, que apesar de polarizar mais Q3, não compensará o aumento de corrente que está ocorrendo vinda por Q4. Quanto a explicação da questão, leia a explicação que está no abaixo.
Um grande abraço. Mário Pinheiro
atendimento@ctaeletronica.com.br