site novo / Fóruns / Fase 3 / Bloco M3-05 / Bloco M3-05 / Questão 11

• Autor
      23/03/2018 às 00:00 #40003292520

Gostaria de esclarecer uma duvida neste tipo de circuito . No caso, primeiramente precisaria conferir a proporcao das tensoes sobre os dois resitores R4 e R5. E estas proporcoes estao corretas … 2 V sobre R4 e 1V sobre R5 . Que pela proporcao deles esta batendo .
      Mas a proporcao da resistencia entre coletor – emissor nao esta batendo com a tensao do resistor de coletor que passou de 1,5 vezes e esta com 4,5vezes maior que o resitor de Coletor . Neste caso sua polarizacao deve ter diminuido … quer dizer alguem esta dificultando uma passagem de corrente suficiente para sua base. Para que possa ser bem polarizda ..pelo menos o suficiente para manter uma resistencia interna entre Coletor emissor de 1,5Vezes maior que o Coletor… o quee nao e o caso ….
      Entao presumo que o R3 esteja alterado , segurando um pouco de corrente ..evitando que seja polarizado suficientemente a base do transistor.
      R3 alterado ! Mario , esta correto esta minha analise ? por favor , se estiver me de um toque !
      grande abraco!!

23/03/2018 às 00:00 #40003292521

Exatamente. A análise está correta!
        Um grande abraço. Mário Pinheiro

12/12/2018 às 00:00 #40003292522

Mestre boa tarde !!! entende bem a explicação do colega que R3 alterado faria a TENSÃO DE COLETOR subir , mas no caso eu compararia o R3 com R4 para saber que ele alterou ?

12/12/2018 às 00:00 #40003292523

Não, é apenas a conclusão que R3 está alterado mesmo e veja que ainda podia ser falta de ganho em Q1, mesmo não aparecendo mais de 0,6V entre base e emissor – mas isso fica descartado pois há uma observação que diz que não há defeitos em semicondutores.
            Um grande abraço. Mário Pinheiro

boa noite prof. Mário,
              na referida questão 11, a observação de que não há semicondutores com defeito é só no bloco impresso, não aparece na plataforma. Grande abraço.

Prezado Professor Mário e demais Professores,

Estou em dúvida nesta questão. Por que não poderia ser C4 com fuga? Como eu calculo a proporção de R3 para saber que ele está alterado? Com quem eu comparo?

Grato,

Marcelo Góes

03/06/2024 às 19:01 #40003414560

Boa noite Marcelo, tudo bem?

Uma fuga em C4 faria circular maior corrente entre CE de Q1, mas podemos notar que a tensão entre coletor e emissor de Q1 está alta, ou seja, ele está com pouca polarização. O que poderia causar isso seria uma alteração em R3 dificultando a passagem da corrente ou ainda falta de ganho de Q1. Como há uma observação dizendo que não há defeito em semicondutores ficamos com R3 alterado. Veja que nesse caso não é necessário compara-lo com outro. Analisando o circuito conseguimos chegar a essa conclusão. Se a dúvida persistir recomendo que marque uma aula de reforço com o professor Mário, ele tirará todas as suas dúvidas e esclarecerá esses detalhes.

Atenciosamente,

Andresson Hermínio

• Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.