• Autor
      23 de março de 2018 às 00:00 #40003291442

Ficarar um tensão de 9v sobre o diodo zener ou ele não aguentara? porque praticamente tem uma tensão de 18v em cima dele? Obrigado Mario tenha um boa noite paz!

23 de março de 2018 às 00:00 #40003291443

Sendo o resistor de baixo valor, considerando que o zener travará em 9V, haverá uma queda de tensão de 9V sobre o resistor de 1 ohms, gerando uma corrente de 9A (9 amperes), o que fará o zener dissipar uma potência de 71W. fica claro que imediatamente entrará em curto, levando também o resistor à queima.
        um grande abraço. Mário Pinheiro

17 de novembro de 2025 às 10:31 #40003435494

Seria possível me esclarecer um pouco melhor está Questão? Pois noto que aprendi todo o conceito para resolver esta questão, porém ainda não consigo olhar para a questão em si e desenvolver esta linha de raciocínio que o Senhor expõe em sua explicação acima. Exemplo do que estou querendo dizer é: Sei calcular que 9v sobre um resistor de 1 Ohm me mostra que terá 9A (pois 9v dividido por 1 Ohm é = a 9A), sobre o resistor e 9v x 9A = 81W. Mas como ainda não tinha pego questões que levasse a este raciocínio não pensei da forma correta. Mesmo lendo a Apostila Pag: 142/143, que abordam este tema não consegui trazer este conhecimento a tona de forma que pudesse responder a alternativa correta logo de cara. Até porque estou com foco nos cálculos então na minha mente só caberia a resposta 9v sobre a carga. Vou passar a levar em consideração a corrente e potência da próxima vez.

• Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.