site novo / Fóruns / Fase 2 / Bloco M2-52 / Bloco M2-52 / Questão 20
- Este tópico contém 4 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 7 anos, 2 meses atrás por
Mario Pinheiro.
-
AutorPosts
-
Anônimo23/03/2018 às 00:00 #40003291137
Me refiro a fig 12, do cap. 13, pág 137 da apostila, que trata sobre amplificadores classe A. Nesse exemplo foram encontrados os valores de R3=22K e R4=2,2K. Eu refiz a questão supondo que uma corrente um pouco maior passe por R3 e R4 e achei os valores de 11K para R3 e 1K para R4. Eu gostaria de saber se com esses valores o amplificador também funciona?
23/03/2018 às 00:00 #40003291138Sim, também funcionará. Mas quando você diminuiu os valores dos resistores de polarização para a base, a tensão deste ponto cai em uma proporção menor e com isso há mais queda de tensão sobre R2 e claro sobre R1. Com isso teremos uma resistência entre coletor e emissor menor que 1,5 vezes.
Para que os resistores de base sejam de valores maiores ou menores, dependerá da impedância (resistência) do sinal que entrará e também qual o ganho de tensão que queremos nesta primeira amplificação. Assim, injetado no amplificador possui alta impedância, que possui pouca “força” para gerar quedas de tensão nos resistores de base, necessitaremos nesta caso de valores muito altos de resistores e isso significará mui pequena corrente de polarização para o transistor que forçará a utilização de resistores de emissor e coletor entre 20 e 50 vezes menores que os valores utilizados na base. Assim, quando queremos uma amplificação de tensão e que também tenha necessidade de amplificação de corrente, será necessário dois ou três estágios de amplificação de sinal, até que este chegue a um nível de 1Vpp ou 2Vpp.
Um grande abraço. Mário Pinheiro23/03/2018 às 00:00 #40003291140Considerando que a resistência interna do transistor (como amplificador classe A) deverá ser 1,5x a resistência de coletor, mas temos já escrito que está será de 1k, teremos então, 1k de resistência interna. Agora fazendo o cálculo dos resistores em série (1k 1k e 330 ohms). Obteremos uma tensão de 1,7V sobre o resistor de emissor. Somando mais 0,6V sobre esta teremos a tensão de base.
Um grande abraço. Mário Pinheiro -
AutorPosts
- Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.