site novo / Fóruns / Fase 2 / Bloco M2-48 / Bloco M2-48 / Questão 16

  • Autor
    Posts
    • Anônimo
      23.03.2018 às 00:00 #40003290819

      Olá Mário. Neste exercício fiquei confuso, pois não existe a opção transistor em média condução. Entõa o que está acontencendo? Grato!

        23.03.2018 às 00:00 #40003290820

        Como temos quedas de tensões proporcionais, vemos que a resistência interna coletor e emissor do transistor é a mesma se comparada ao resistor de emissor ou resistor de coletor. Assim, podemos dizer que não se nota problemas nos componentes (tensões normais).
        Um grande abraço. Mário Pinheiro

          Anônimo
          23.03.2018 às 00:00 #40003290821

          Mário boa tarde. Analisando o circuito vejo que está em meia condução, partindo da explicação dada ao nosso colega Alexandre Garcia, você diz que as tensões estão normais, não deveríamos levar em consideração a queda igual ao amplificador classe A?

            23.03.2018 às 00:00 #40003290822

            Na verdade o transistor está com resistência interna de uma vez, se comparado ao resistor de coletor e claro, poderíamos considerar que está havendo uma maior polarização para o transistor ou ainda uma fuga coletor-emissor. Mas vemos que há uma queda igual no resistor de emissor, o que mostra que o transistor está polarizado não somente como amplificador classe A, mas que o sinal poderá sair pelo coletor e também pelo emissor e desta forma temos um equilíbrio na polarização deste, ou seja, mesma queda de tensão nos resistores de coletor e emissor.
            Um grande abraço. Mário Pinheiro

              Professor, a questão não deveria informar se o transistor está funcionando como uma chave (corte ou saturado) ou para amplificação para eu saber se há defeito? Ou isso está subentendido quando diz “independente da sua polarização” ? Fico meio confuso em responder estas questões. Obrigado.

                03.11.2024 às 22:36 #40003423487

                Boa noite Márcio, tudo bem?

                Note que o circuito está configurado para ser um amplificador, logo deve-se analisar se o circuito está se comportando corretamente, se o transistor está bem polarizado ou pouco polarizado, se está saturado ou cortado, ou se os resistores estão alterados ou abertos. Se a dúvida persistir assista a uma aula de reforço relacionada a questão, se não tiver disponível marque com o professor Mário, ele tirará todas as suas dúvidas.

                Atenciosamente,

                Andresson Hermínio

                  Obrigado pela resposta Andresson, mas não identifiquei que o circuito está configurado para amplificação. Neste esquema elétrico, o que identifica ele como sendo um circuito amplificador (e não chave, de chaveamento) já que eu não tenho mais nada antes e depois do transistor? Eu analisando este circuito como ele está, diria que se for para amplificação está OK mas se for para chaveamento não está. Minha dúvida na verdade é essa: o que identifica ai na imagem que é um circuito usado para amplificação? As tensões, ao meu ver, não podemos levar em conta para identificar se é amplificador ou não, pois neste caso se fosse para chaveamento as tensões não estão OK. Seria pela posição do transistor? Por ter dois resistores? Desculpe perguntar novamente, pois minha dúvida é honesta, não entendi mesmo como identificar o amplificador somente com este desenho do circuito. Obrigado.

                  • Esta resposta foi modificada 11 meses, 1 semana atrás por Marcio Roberto Pinto Mafra. Razão: Correção da pergunta para melhor compreensão
                    08.11.2024 às 07:20 #40003424181

                    Bom dia Márcio, tudo bem?

                    Pelas tensões apresentadas podemos dizer que ele está de comportando como um amplificador, pois a resistência CE é 1x a de RC, independente do defeito ou da polarização de base. Mas com a falta de informação da polarização de base e dos valores dos resistores não podemos definir nada. Por isso que nesse tipo de exercício devemos analisar como o circuito está de comportando e ver qual opção melhor o descreve. Se ele está normal por ser um amplificador ou se está com falta de ganho ou fuga por ser um chaveador, veja quais são as opções disponíveis. Esse exercício nos ajuda a enxergar o que está acontecendo com o circuito independente de sua configuração. Se a dúvida persistir fique a vontade para questionar novamente.

                    Atenciosamente,

                    Andresson Hermínio

                  • Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.