site novo / Fóruns / Fase 2 / Bloco M2-48 / Bloco M2-48 / Questão 16
- Este tópico contém 8 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 6 meses, 3 semanas atrás por
Andresson Hermínio.
-
AutorPosts
-
Anônimo23/03/2018 às 00:00 #40003290819
Olá Mário. Neste exercício fiquei confuso, pois não existe a opção transistor em média condução. Entõa o que está acontencendo? Grato!
23/03/2018 às 00:00 #40003290820Como temos quedas de tensões proporcionais, vemos que a resistência interna coletor e emissor do transistor é a mesma se comparada ao resistor de emissor ou resistor de coletor. Assim, podemos dizer que não se nota problemas nos componentes (tensões normais).
Um grande abraço. Mário PinheiroAnônimo23/03/2018 às 00:00 #40003290821Mário boa tarde. Analisando o circuito vejo que está em meia condução, partindo da explicação dada ao nosso colega Alexandre Garcia, você diz que as tensões estão normais, não deveríamos levar em consideração a queda igual ao amplificador classe A?
23/03/2018 às 00:00 #40003290822Na verdade o transistor está com resistência interna de uma vez, se comparado ao resistor de coletor e claro, poderíamos considerar que está havendo uma maior polarização para o transistor ou ainda uma fuga coletor-emissor. Mas vemos que há uma queda igual no resistor de emissor, o que mostra que o transistor está polarizado não somente como amplificador classe A, mas que o sinal poderá sair pelo coletor e também pelo emissor e desta forma temos um equilíbrio na polarização deste, ou seja, mesma queda de tensão nos resistores de coletor e emissor.
Um grande abraço. Mário Pinheiro24/09/2024 às 21:12 #40003415340Professor, a questão não deveria informar se o transistor está funcionando como uma chave (corte ou saturado) ou para amplificação para eu saber se há defeito? Ou isso está subentendido quando diz “independente da sua polarização” ? Fico meio confuso em responder estas questões. Obrigado.
03/11/2024 às 22:36 #40003423487Boa noite Márcio, tudo bem?
Note que o circuito está configurado para ser um amplificador, logo deve-se analisar se o circuito está se comportando corretamente, se o transistor está bem polarizado ou pouco polarizado, se está saturado ou cortado, ou se os resistores estão alterados ou abertos. Se a dúvida persistir assista a uma aula de reforço relacionada a questão, se não tiver disponível marque com o professor Mário, ele tirará todas as suas dúvidas.
Atenciosamente,
Andresson Hermínio
05/11/2024 às 18:55 #40003423667Obrigado pela resposta Andresson, mas não identifiquei que o circuito está configurado para amplificação. Neste esquema elétrico, o que identifica ele como sendo um circuito amplificador (e não chave, de chaveamento) já que eu não tenho mais nada antes e depois do transistor? Eu analisando este circuito como ele está, diria que se for para amplificação está OK mas se for para chaveamento não está. Minha dúvida na verdade é essa: o que identifica ai na imagem que é um circuito usado para amplificação? As tensões, ao meu ver, não podemos levar em conta para identificar se é amplificador ou não, pois neste caso se fosse para chaveamento as tensões não estão OK. Seria pela posição do transistor? Por ter dois resistores? Desculpe perguntar novamente, pois minha dúvida é honesta, não entendi mesmo como identificar o amplificador somente com este desenho do circuito. Obrigado.
-
Esta resposta foi modificada 6 meses, 3 semanas atrás por
Marcio Roberto Pinto Mafra. Razão: Correção da pergunta para melhor compreensão
08/11/2024 às 07:20 #40003424181Bom dia Márcio, tudo bem?
Pelas tensões apresentadas podemos dizer que ele está de comportando como um amplificador, pois a resistência CE é 1x a de RC, independente do defeito ou da polarização de base. Mas com a falta de informação da polarização de base e dos valores dos resistores não podemos definir nada. Por isso que nesse tipo de exercício devemos analisar como o circuito está de comportando e ver qual opção melhor o descreve. Se ele está normal por ser um amplificador ou se está com falta de ganho ou fuga por ser um chaveador, veja quais são as opções disponíveis. Esse exercício nos ajuda a enxergar o que está acontecendo com o circuito independente de sua configuração. Se a dúvida persistir fique a vontade para questionar novamente.
Atenciosamente,
Andresson Hermínio
-
Esta resposta foi modificada 6 meses, 3 semanas atrás por
-
AutorPosts
- Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.