site novo / Fóruns / Fase 2 / Bloco M2-44 / Bloco M2-44 / Questão 01

• Autor
      23 de março de 2018 às 00:00 #40003290362

montagem prática “circuito detector de luz automática” da página 119 da apostila do módulo 02. 
      E esta funcionando perfeitamente!!!
      O circuito está acionando com 0,92V na base de Q1, então eu pensei em colocar no lugar do R1 de 1k um diodo zener de 3V9 ou 6V para sanar o problema do tempo nublado, mas sei que vou alterar toda a tensão do circuito, então eu pergunto. 
      Posso colocar o zener no lugar de R1 como foi feito no circuito da página 118? 
      Quero que ele acione quando estiver bem escuro, o que eu devo fazer?
      Obrigado!!!

23 de março de 2018 às 00:00 #40003290363

Você deve colocar um zener sim, de valor 6V (ou 6,2V) no lugar de R9 (catodo ligado à base). Desta forma, somente quando o LDR estiver com um valor superior a 100k é que a tensão entre LDR1 e R1 chegará a 4V e isso permitirá que o transistor Q1 comece a ser polarizado. Mas fazendo isso, quando houver luz sobre o LDR, a tensão entre LDR1 e R1 estará alta sendo que o zener estará despolarizado e também a base e emissor do transistor Q1. Mas veja que a base estará em aberto e poderá entrar ruídos, que podem chegar a polarizar o transistor. Desta forma, você deverá colocar um resistor de 100k ligado da base de Q1 ao positivo 12V, evitando assim a entrada de ruídos na base deste transistor, vomo foi falado na videoaula 11.
        Um grande abraço. Mário Pinheiro

Anônimo
          23 de março de 2018 às 00:00 #40003290364

ola mario boa tarde , vc me poderia explicar essa questao , muito obrigado.

23 de março de 2018 às 00:00 #40003290365

Com luz sobre o LDR sua resistência será muito baixa e com isso a tensão entre o LDR 1 o resistor R1, será de praticamente 12V. Desta forma, não conseguiremos polarizar a junção emissor e base, pois o emissor tendo 12V e na base chegando praticamente esta tensão não haveria polarização e consequentemente o transistor Q1 ficaria cortado, com uma tensão de coletor de 0V. Como a tensão de coletor de Q1 é a mesma da base de Q2, este também ficaria cortado e a tensão de coletor deste iria a 12V, que é uma das respostas da questão. Veja que com este transistor cortado (alta resistência entre coletor e emissor) haveria uma tensão de zero vol no emissor, o que também despolarizaria Q3 (tensão de base em zero volt) levando a resistência interna coletor e emissor de Q3 a um valor muito alto; isto resultaria em uma tensão de coletor de Q3 em 12V, o que também não polarizaria a junção emissor e base de Q4 (12V no emissor e 12V na base) mantendo o transistor em corte (alta resistência entre emissor e coletor) resultando em uma tensão de coletor de 0V.

Anônimo
              23 de março de 2018 às 00:00 #40003290366

Prof. o esquema de acendimento automático da p.119 pode ser montado mesmo fora da placa , pois não faz parte do kit prático que veio com o material? por acaso vc não teria o lay out deste projeto para eu confeccionar a PCI ? obrigado!

23 de março de 2018 às 00:00 #40003290367

Ele pode ser montado sim fora da placa e funcionará! Não temos o layout da placa de circuito impresso.

Anônimo
                  23 de março de 2018 às 00:00 #40003290368

Mário qual é a função do diodo d1 no circuito?

23 de março de 2018 às 00:00 #40003290369

Poderíamos dizer que este diodo permanece o tempo todo cortado e logo não serviria para nada, a não ser complicar a análise. Mas em circuitos gerais, caso haja a incidência de ruídos eletromagnéticos intensos. A tensão de base de Q2 nunca ficaria acima de 0,6V abaixo do emissor e com isso não permitiria a queima do transistor, que não pode ter tensão reversa superior a 5V entre emissor e base.

Anônimo
                      23 de março de 2018 às 00:00 #40003290370

Mário eu não entendi porque que a tensão na base de Q2 esta com 1,2V, visto que, a alimentação vem pelo divisor resistivo formado por R3 e R2? E qual seria a função de R2 no circuito?

23 de março de 2018 às 00:00 #40003290371

Considerando que Q2 está saturado, a tensão de coletor e emissor será a mesma, e como o emissor está ligado à base de Q3 e o emissor deste está ligado a um resistor de 2,2 ohms (praticamente à massa), teremos no emissor de Q3 a tensão de zero volt praticamente e na base deste uma tensão que não será maior que 0,7V e isso não permitirá que a tensão de base de Q2 será de 1,2V ou 1,3V.
                        Quanto a sua dúvida sobre R2, é para evitar que a base de Q2 fique em aberto (alta impedância), quando Q1 estiver cortado. Veja detalhes disso na videoaula 11.

Anônimo
                          23 de março de 2018 às 00:00 #40003290372

Mário porque colocar os resistores R5 e R7, já que eles podem ser considerados como um curto? E qual seria a função deles no circuito?

23 de março de 2018 às 00:00 #40003290373

Neste circuito, algumas peças foram colocadas apenas para aumentar a dificuldade, mas na prática tem pouca ou nenhuma função. O R7 é um exemplo disso, mas o resistor R5 não, pois é para evitar RFI (Interferência de Rádio frequência) na base de Q3.

Anônimo
                              23 de março de 2018 às 00:00 #40003290374

Mário como você calculou o resistor R5 e por que colocar ele naquele ponto do circuito?

23 de março de 2018 às 00:00 #40003290375

Como disse em outras respostas é para – no corte de Q2 – impedir a entrada de ruídos na base de Q3. Seu valor pode variar de 1k (em casos extremos abaixo deste valor) até cerca de 47k, dependendo da irradiação eletromagnética a que o circuito será submetido. Como exemplo, o resistor deverá ser menor à medida que é colocado muito perto de motores de indução de alta potência, acima 10 cavalos, ou próximo a cabeamento de redes com correntes muito altas. Ou ainda conversores DC-DC ou inversores de frequência também de potências altas. Quanto maior a interferência eletromagnética menor deverá ser o valor deste resistor.

• Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.