- Este tópico contém 4 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 7 anos, 2 meses atrás por .
- Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.
site novo / Fóruns / Fase 2 / Bloco M2-41 / Bloco M2-41 / Questão 50
Mário, estou na dúvida também nesta questão, poderia ajudar.
Muito Obrigado.
Veja que o relé, ligado ao potencial de 12V, quando o outro terminal for levado à massa, haverá a formação de um campo que chegará a um nível máximo, permanecendo assim, até que o transistor entre em corte. Neste corte, haverá uma auto-indução na própria bobina do relé, com polaridade invertida ao potencial anterior que o relé foi submetido. Desta forma, será gerado um potencial positivo muito acima da tensão de alimentação, apesar de que o diodo, se incumbirá de descarregar esta tensão nos +12V. Logo, a tensão subirá 0,6V a mais que a tensão de alimentação.
Um grande abraço. Mário Pinheiro
Bom dia ! No meu trabalho é colocado um varistor em paralelo com a bobina, por gentileza me dê uma explicação do corte desse com o varistor.
Obrigado!
Veja que o objetivo do relé é ficar ligado ou desligado. Assim a função do diodo será matar o pico positivo que ocorrerá no corte do transistor. Mas há circuitos que possuem bobinas cujo objetivo é gerar tensões nos secundários ou no próprio primário, como o gerador de alta tensão para velas dos automóveis. Nestes casos interessam essas gerações de altas tensões aproveitando o efeito de auto-indução. Assim, VDR´s irão limitar a amplitude deste nível positivo em caso de problema. Vamos ver isso com mais detalhes no módulo 4.
Um grande abraço. Mário Pinheiro
atendimento@ctaeletronica.com.br