- Este tópico contém 4 respostas, 1 voz e foi atualizado pela última vez 7 anos, 3 meses atrás por .
- Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.
site novo / Fóruns / Fase 2 / Bloco M2-28 / Bloco M2-28 / Questão 23
Prezado mestre Mário Pinheiro, bom dia!
Já postei minhas respostas e restaram algumas dúvidas. Sobre esses dois problemas, estive lendo a resposta à questão 21postada àcima, entretanto ainda não compreendi o seguinte ponto: quando o lado esquerdo de C1 estiver com potencial negativo, logicamente o lado direito estará positivo, então D1 reversamente polarizado não se comportará como chave aberta? Agradeço-lho antecipadamente.
Imagine que o capacitor C1 esteja com uma determinada tensão entre seus terminais, sendo o lado direito positivo e o lado esquerdo negativo. Quando a entrada de cima do circuito receber um potencial negativo, que chega no lado esquerdo de C1, este potencial fica bem abaixo do anodo de D1, permitindo que mesmo o lado direito do capacitor estar mais positivo que seu lado esquerdo, ainda assim, o potencial no anodo do diodo é mais positivo que do lado direito do capacitor e daí há uma circulação de corrente por D1 para a carga de C1. No demais, as explicações anteriores são suficientes para a compreensão total do circuito.
Um grande abraço. Mário Pinheiro
Mario, sobre este assunto, não compreendi como fazer o cálculo de quanto circula de corrente pelo diodo, já que ele esta sendo carregado, pois R1 esta negativo com -10V e sobre o diodo há -06V sendo polarizado.
Veja que o valor de R1 não foi passado; sendo assim, sabemos apenas que circulará corrente por 1, mas não saberemos a intensidade porque não temos o valor de R1.
Um grande abraço. Mário Pinheiro
atendimento@ctaeletronica.com.br