site novo / Fóruns / Fase 2 / Bloco M2-28 / Bloco M2-28 / Questão 09

  • Autor
    Posts
    • Anônimo
      23/03/2018 às 00:00 #40003288902

      Bom dia Mário, quanto as formas de onda “4” e “5” eu acredito que sejam encontradas nos pinos secundários do transformador (em relação à massa).

        23/03/2018 às 00:00 #40003288903

        Exatamente, pois quando o capacitor C1 e C2 estão carregados, a tensão do pino de saída do transformador, subirá 0,6V a mais do que a tensão já armazenada nos eletrolíticos. Quando houver a inversão da polaridade da rede a tensão tenderá a cair abaixo da massa, mas os diodos que estão ligados à ela, deixarão a tensão cair somente a -0,6V.
        Um grande abraço. Mário Pinheiro

          30/09/2019 às 00:00 #40003288904

          Boa Noite, a forma de onda ref. a questão não seria apos a retificação do primeiro diodo ? vejo em cima que é no secundário do transformador, mas a variação de ciclos positivos e negativos antes do diodos. e nas figuras 4 e 5 e depois da 1 retificação.

            01/10/2019 às 00:00 #40003288905

            Realmente as formas de ondas são do secundário do transformador. Não entendi muito bem sua colocação e peço que marque aula de reforço para que possamos ver isso em detalhes.

            Um grande abraço. Mário Pinheiro

              21/04/2020 às 00:00 #40003288906

              Olá professor, essa é uma das questões que me deixa um pouco confuso, nessa questão figura 2 onda 4 e 5 estãrão presentes:

              Realmente, fiz o teste prático com retificação de onda completa usando 2 fios do transformador (4 diodos) e deu exatamente de um lado a forma onda 4 e do outro a onda 5, e na carga a soma das duas ondas.

              Já com uma retificação de onda completa com center-tape (2 diodos) aí sim apareceu uma senoide quando medido nos pinos do transformador.

              Como na questão do bloco impresso só informava para analisar as formas de onda, mas não informa se era com o circuito de retificação ou sem ligado ao traformador, fiquei um pouco confuso, então só queria confirmar se a pergunta da questão seria referente mesmo a medição do circuito “figura1”, é isso mesmo? poderia acrescentar mais alguma coisa?

                22/04/2020 às 00:00 #40003288907

                Não é para usar o center-tap do transformador e medir as variações em relação à massa ou terra que está nos anodos dos diodos.

                Um grande abraço. Mário Pinheiro

                  30/12/2024 às 14:10 #40003430983

                  Exatamente, pois quando o capacitor C1 e C2 estão carregados, a tensão do pino de saída do transformador, subirá 0,6V a mais do que a tensão já armazenada nos eletrolíticos. Quando houver a inversão da polaridade da rede a tensão tenderá a cair abaixo da massa, mas os diodos que estão ligados à ela, deixarão a tensão cair somente a -0,6V.
                  Um grande abraço. Mário Pinheiro.

                  AQUI É O ALUNO: CARLOS ROBERTO DA COSTA. “BOM DIA SUPER MÁRIO”
                  – A Graça e a Paz do Senhor, esteja sempre com você e com o seu povo.
                  – Amigo eu só quero saber é onde você está vendo esses capacitores C1 E C2 ????
                  – Na LIÇAÕ, M2-28 – QUESTÃO 09, A pergunta refere-se à Fig.2, da pagina, licão 07; sendo está fgura 5 exemplos graficos de formas de onda retificadas…. lá não existem os capacitores C1 e C2 ???.
                  – AMIGO E IRMÃO MÁRIO, SE ESTOU QUESTIONANDO ALGUMA TOLICE, E SE ESTOU ERRADO, POR FAVOR DELETE TUDO QUE OBSERVEI DE FORMA ERRADA. MEU OBJETIVO É CONTRIBUIR. CONTINUE NA GRAÇA E NA PAZ DO SENHOR JESUS , QUE EXCEDE TODO ENTENDIMENTO.
                  PR. CARLOS ROBERTO DA COSTA 62-983343801.

                    31/12/2024 às 17:01 #40003431137

                    Boa tarde Carlos, tudo bem?

                    O professor não especificou em qual figura ele está se baseando, ao que tudo indica ele está se baseando na figura 3 desse bloco. Vou confirmar com ele e depois retorno aqui.

                    Atenciosamente,

                    Andresson Hermínio

                  • Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.