site novo / Fóruns / Fase 2 / Bloco M2-26 / Bloco M2-26 / Questão 31

• Autor
      23/03/2018 às 00:00 #40003288761

Mário, fiquei na dúvida nesta questão em relação ao capacitor, no meu modo de ver ele será carregado, mas como diz que ele ja esta carregado com 20V, eu fiquei na dúvida. Obrigado Mauricio.

23/03/2018 às 00:00 #40003288762

Na figura do bloco, que possui o capacitor, diodo e a carga, após o capacitor C1 ser carregado com +20V, quando o ponto “A” receber potencial positivo e o ponto “B” negativo, podemos dizer que o diodo D1 funcionará como uma chave fechada e o capacitor C1 será carregado. Veja que pode parecer simples assim, mas após o capacitor C1 estar carregado com +20V, haverá a inversão da polaridade do transformador e o diodo funcionará como uma chave aberta. quando novamente o ponto A ficar positivo e o ponto B negativo, o diodo D1 não será polarizado de imediato, pois a tensão no ponto A ficará presa em +20V e a tensão do ponto B irá caindo à medida que a senoide vai aparecendo, até que quase ao chegar ao pico da senoide (potencial negativo no ponto B) é que haverá a polarização do diodo D1 e com isso a entrega de tensão (ou corrente para a carga). Desta forma, se o ripple for muito baixo, podemos dizer que o diodo D1 será polarizado em um instante de tempo muito pequeno.
        Um grande abraço. Mário Pinheiro

15/04/2019 às 00:00 #40003288763

Mario, boa tarde.

Não entendi o porque do diodo não polarizar de imediato após o capacitor carregado com +20v.

Analisei desta forma:

O capacitor se carrega no semiciclo positivo com a tensão de +20v. Quando muda a polaridade do transformador, o diodo permanece cortado e começa a circular uma corrente por RL descarregando o capacitor. Supondo que no capacitor permaneça uma tensão de +10v ao término do semiciclo negativo, quando recomeçar novo ciclo e a polaridade no catodo do diodo for negativa, já existe tensão suficiente para a polarização do diodo. Você pode me explicar, pois realmente não entendi como a tensão no ponto “A” ficará presa em +20v se durante o semiciclo negativo ocorre uma descarga do capacitor mesmo sendo de pequeno valor e também no “ponto B a tensão cai à medida que a senoide vai aparecendo”.

Obrigado

15/04/2019 às 00:00 #40003288764

A explicação foi dada acima e sua dúvida é bastante complexa e para compreender esse exercício, peço que marque aula de reforço, que poderemos ver tudo isso em detalhes.

Temos agora uma área organizada de AULAS DE REFORÇO em vídeo, que está no SUPORTE como AULA DE REFORÇO. Veja neste vídeo como VER AS VIDEOAULAS ou AGENDAR uma aula de reforço:  https://youtu.be/pM4hCl0Ynmw

• Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.