site novo / Fóruns / Fase 2 / Bloco M2-25 / Bloco M2-25 / Questão 37
- Este tópico contém 6 respostas, 1 voz e foi atualizado pela última vez 7 anos, 2 meses atrás por
Mario Pinheiro.
-
AutorPosts
-
Anônimo23/03/2018 às 00:00 #40003288626
Me corrija se estiver errado, por favor.
Temos um potenciometro de 100k ,e uma bobina chata … curto circuitando esta malha acima do potenciometro …ela esta em serie com o cursor. Mas como Bobina em CC e uma chave fechada..ou um curto ..um passa TUDOdesculpe a brincadeira !
Entao , esta malha acima do potenciometro em apralelo .. 50k em paralelo com a bobina .. deveriamos ter uma resistencia equivalente de ZERO OHM ou menos que isso..se existtir !
POxa , a tensao da fonte neste caso.. deveria estar em cima da parte de baixo do poenciometro.. 12 v em cima da parte inferior deste potenciometro !
Entretanto , neste circuito.. temos 6V em cima de cada extremo do potenciometro. Concluo que a bobina esta aberta … e a tensão da fonte esta sendo dividida entre os dois extremos do potenciometro !
certo? abracao!23/03/2018 às 00:00 #40003288627Excelente análise. Fico muito feliz com isso! continue assim!
Mário PinheiroAnônimo23/03/2018 às 00:00 #40003288628nao estou com duvida neste exrcicio..mas fiz a montagem deste circuito , apenas para ver o que acontece com o potenciometroe a bobina..quando eu gro o cursor para cima e para baixo .
Gostaria de entender o porque , quando eu giro o cursor para baixo..ate a massa . Este terminal da bobina que esta ligada ao cursor , que agora esta na massa . Quando uso o multimetro..ponta preta no cursor e vermelho no positivo..tenho 12 v ! E ponta preta na massa , e vermelha no cursor ..tenho Zero volts.
Mas quando giro o cursor para cima , e medi com multimetro ..ponta preta na massa e vermelha no cursor ..achei zero volts e quando coloco ponta preta no cursor e ponta vermelha no positivo..acho 12 volts?Nesse ultmo …nao entendi o porque disso..sendo que no resistor no lugar da bobina…acontece ao contraro ?
Abraos!!
23/03/2018 às 00:00 #40003288629Se o indutor possuir uma resistência interna muito baixa, quando você colocar o cursor para a massa, estará curto-circuitando a fonte, ou seja, terá uma tensão de zero volt no cursor e provavelmente fazendo cair também a tensão da fonte que ficará muito próxima de zero volt. Logo, esta condição de medição (cursor todo para baixo) não deve ser feita.
Quando você gira o cursor para o positivo, aparece tensão de +12V no cursor, ou seja não haverá corrente circulante pelo indutor, pois seus dois extremos estarão em 12V.
Um grande abraço. Mário PinheiroAnônimo23/03/2018 às 00:00 #40003288630quando eu giro de um lado para o outro o cursor e nao paro em nenhum ponto…. a tensao nem se meche..e mantem 12 v. Com a ponta preta do multimetro no cursor e a vermelha no positivo
23/03/2018 às 00:00 #40003288631Você deve colocar a ponta preta no negativo e mante-la assim. Caso fazendo isso e medindo a tensão do cursor do potenciômetro para cima e para baixo e a tensão ficar em 12V, é porque o lado de baixo do potenciômetro está aberto. isto poderá ter ocorrido, porque ao deslocar o cursor para baixo, você provoca uma grande corrente circulante pelo pista em um pequeno ponto, o que provoca aquecimento e pode causar a interrupção da trilha no ponto de baixo. Leia o texto anterior sobre esta questão.
Um grande abraço. Mário Pinheiro -
AutorPosts
- Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.