site novo / Fóruns / Fase 2 / Bloco M2-25 / Bloco M2-25 / Questão 37

• Autor
      23 de março de 2018 às 00:00 #40003288626

Me corrija se estiver errado, por favor.
      Temos um potenciometro de 100k ,e uma bobina chata … curto circuitando esta malha acima do potenciometro …ela esta em serie com o cursor. Mas como Bobina em CC e uma chave fechada..ou um curto ..um passa TUDO

desculpe a brincadeira !

Entao , esta malha acima do potenciometro em apralelo .. 50k em paralelo com a bobina .. deveriamos ter uma resistencia equivalente de ZERO OHM ou menos que isso..se existtir !

POxa , a tensao da fonte neste caso.. deveria estar em cima da parte de baixo do poenciometro.. 12 v em cima da parte inferior deste potenciometro !
      Entretanto , neste circuito.. temos 6V em cima de cada extremo do potenciometro. Concluo que a bobina esta aberta … e a tensão da fonte esta sendo dividida entre os dois extremos do potenciometro !
      certo? abracao!

23 de março de 2018 às 00:00 #40003288627

Excelente análise. Fico muito feliz com isso! continue assim!
        Mário Pinheiro

Anônimo
          23 de março de 2018 às 00:00 #40003288628

nao estou com duvida neste exrcicio..mas fiz a montagem deste circuito , apenas para ver o que acontece com o potenciometroe a bobina..quando eu gro o cursor para cima e para baixo .
          Gostaria de entender o porque , quando eu giro o cursor para baixo..ate a massa . Este terminal da bobina que esta ligada ao cursor , que agora esta na massa . Quando uso o multimetro..ponta preta no cursor e vermelho no positivo..tenho 12 v ! E ponta preta na massa , e vermelha no cursor ..tenho Zero volts.
          Mas quando giro o cursor para cima , e medi com multimetro ..ponta preta na massa e vermelha no cursor ..achei zero volts e quando coloco ponta preta no cursor e ponta vermelha no positivo..acho 12 volts?

Nesse ultmo …nao entendi o porque disso..sendo que no resistor no lugar da bobina…acontece ao contraro ?

Abraos!!

23 de março de 2018 às 00:00 #40003288629

Se o indutor possuir uma resistência interna muito baixa, quando você colocar o cursor para a massa, estará curto-circuitando a fonte, ou seja, terá uma tensão de zero volt no cursor e provavelmente fazendo cair também a tensão da fonte que ficará muito próxima de zero volt. Logo, esta condição de medição (cursor todo para baixo) não deve ser feita.
            Quando você gira o cursor para o positivo, aparece tensão de +12V no cursor, ou seja não haverá corrente circulante pelo indutor, pois seus dois extremos estarão em 12V.
            Um grande abraço. Mário Pinheiro

Anônimo
              23 de março de 2018 às 00:00 #40003288630

quando eu giro de um lado para o outro o cursor e nao paro em nenhum ponto…. a tensao nem se meche..e mantem 12 v. Com a ponta preta do multimetro no cursor e a vermelha no positivo

23 de março de 2018 às 00:00 #40003288631

Você deve colocar a ponta preta no negativo e mante-la assim. Caso fazendo isso e medindo a tensão do cursor do potenciômetro para cima e para baixo e a tensão ficar em 12V, é porque o lado de baixo do potenciômetro está aberto. isto poderá ter ocorrido, porque ao deslocar o cursor para baixo, você provoca uma grande corrente circulante pelo pista em um pequeno ponto, o que provoca aquecimento e pode causar a interrupção da trilha no ponto de baixo. Leia o texto anterior sobre esta questão.
                Um grande abraço. Mário Pinheiro

• Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.