- Este tópico contém 4 respostas, 1 voz e foi atualizado pela última vez 5 anos, 1 mês atrás por .
- Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.
site novo / Fóruns / Fase 2 / Bloco M2-07 / Bloco M2-07 / Questão 41
por favor, detalhe-me esta questão, é para esclarecer c1 com fuga, se é que é isso.
obrigado,
Almir.
Temos uma queda de tensão de 1V sobre R19 de 100 ohms e uma queda de tensão de 3V sobre R16 de 300 ohms que estão proporcionais. Mas podemos ver que a queda de tensão sobre R18, que deveria ser de 6V é de 5V, ou seja, temos nesta malha central uma resistência de 500 ohms e não de 600 ohms. Isso somente poderia ocorrer se o capacitor C1 estivesse com uma fuga cuja resistência seria em torno de 3000 ohms (3k).
Um grande abraço. Mário Pinheiro
Mário eu errei essa questão marcando R18 como alterado, mas fui ver onde eu errei e descobri que pela proporção R18 está recebendo 5v onde teria que receber 6v, nesse caso c1 está com uma fuga de 3k, como faço esse calculo para encontrar a fuga de c1?
Veja que temos 5V sobre R18 e C1 (considerando L1 um curto) e podemos afirmar que a resistência equivalente será de 500 ohms para a malha paralela R18 e fuga em C1. Para saber quanto é a fuga, fazemos o seguinte cálculo. Sabendo o valor do resistor que é de 600 ohms e da equivalência que é de 500 ohms, dividindo 600 por 500 teremos 1,2 como proporção. Agora subtraindo a proporção de 1 (proporção de R18) de 1,2, teremos 0,2. Agora basta dividir 600 ohms por 0,2, resultará em 3000 ohms.
Um grande abraço. Mário Pinheiro
atendimento@ctaeletronica.com.br