- Este tópico contém 2 respostas, 1 voz e foi atualizado pela última vez 5 anos, 1 mês atrás por .
- Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.
site novo / Fóruns / Fase 1 / Bloco M1-46 / Bloco M1-46 / Questão 31
Boa noite prof. Mário vc poderia me explicar esta questão pois não lembro como se faz , mas eu não quero copiar dos outros blocos vc pode me lembrar como se faz, obrigado tenha uma boa noite.
Veja que no meio do circuito temos um circuito misto série-paralelo. Nestes casos devemos primeiramente omar os resistores R17 e R18, que dão um valor de 900 ohms, sendo que esta equivalência acaba ficando em paralelo com R20 de 450 ohms. Calculando então um paralelo de 900 ohms com 450 ohms, teremos um valor de 300 ohms, que é a equivalência final entre R17+18 e R20. Assim ficamos com R16 (300 ohms) Req (300 ohms) e R19 (300 ohms), onde devemos dividir os 12V por 3 resultando em 4V sobre cada conjunto série. Assim, fica definida a tensão logo acima de R19 com 4V e também a tensão logo abaixo de R16 com 8V. Veja agora que temos uma queda de 4V sobre a malha série paralela, e como temos dois resistores iguais R17 e R18, cada um receberá uma queda de tensão de 2V, gerando para o centro deles uma tensão de 6V em relação à massa.
Um grande abraço. Mário Pinheiro
atendimento@ctaeletronica.com.br