- Este tópico contém 7 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 11 meses, 2 semanas atrás por .
- Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.
site novo / Fóruns / Fase 1 / Bloco M1-38 / Bloco M1-38 / Questão 24
Não entendi esta questão, eles estão em série ou em paralelo? Poderia me explicar esta questão? Obrigado.
Na verdade temos duas malhas independentes começando pelo cursor de P1. Este cursor recebe 12V, formando duas malhas independentes, uma indo pelo lado de baixo de P1 com 50k e R1 com 47k. e a outra malha do lado de cima de P1 com 50k e R2 com 47k à massa. Veja que a tensão entre lado de baixo de P1 e R1 terá a tensão de 6V entre eles, o que está acontecendo. Mas do outro lado (lado de cima de P1 e R2), também deveria ter 6V, mas há 10V, o que indica que R2 está alterado para um valor de 250k.
Um grande abraço. Mário Pinheiro
Por que a queda de tensão na parte de cima dele está menor, sendo apenas de 2V. O restante da resposta está acima.
Bom dia mestre, poderia me explicar como chegou ao valor de 250k para R2. obrigado
Veja que vindo de 12V temos metade do potenciômetro com 50k e este emm série com R2 de 47k. Mas como a queda de tensão sobre R2 é de 10V e a queda de tensão sobre metade de P1 é de 2V (10V de um lado de 12V do outro) teremos o valor de R2 alterado para 5 vezes mais em relação à P1 50k x 5 = 250k.
Agora que entendi , as malhas são independentes , no bloco acertei, mas no valor do resistor eu errei u tinha feito a relação de r1 com r2
atendimento@ctaeletronica.com.br