- Este tópico contém 6 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 3 anos, 10 meses atrás por .
- Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.
site novo / Fóruns / Fase 1 / Bloco M1-38 / Bloco M1-38 / Questão 12
Bom dia professor..
Estou na dúvida sobre a forma q analisei e remontei o circuito. A parte de cima do P1 ficará em paralelo com o R1..que terá uma equivalência aproximada de 25K.A partir disto.. ficarão em série Req 25k com a parte de baixo do P1 50K e com R2 47K.Dividiremos a tensão da fonte por 5..que resultará 2,4V.Sendo assim..a resposta para esta questão seria a alternativa “D” 9,6V/4,8V?
Bom dia Professor, sobre essa questão, não seria a mesma resposta que a anterior, ou seja, só estaria invertido as tensões… Quero dizer o cursor está no mesmo ponto e os resistores invertidos os valores. Como poderia dar a resultado que meu colega de estudo está propondo a resposta D.
Você transformará esse circuito em série e teremos no lado de cima um resistor equivalente de 25k e depois dele um de 50k (lado de baixo do potenciômetro) e outro de 47k (50k). Desta forma, teremos a tensão de 9,6V no cursor do potenciômetro e a metade disso entre os resistores logo abaixo e de mesmo valor.
Grande abraço. Mário Pinheiro
atendimento@ctaeletronica.com.br