site novo / Fóruns / Fase 1 / Bloco M1-33 / Bloco M1-33 / Questão 27
- Este tópico contém 4 respostas, 1 voz e foi atualizado pela última vez 5 anos, 5 meses atrás por leonardolauretti. 
- 
		AutorPosts
- 

Anônimo23 de março de 2018 às 00:00 #40003284279Mario, estou com dificuldade de compreender o exercício. Pois, na aula o professor ligava o cursor ou no terminal de cima do potenciometro ou em baixo (colocava em curto). Como posso entender isso. 
 Não sei se deu para entender minha dúvida.Obrigado. 23 de março de 2018 às 00:00 #40003284280Sim, pois no caso que está falando, o cursor ia ligado no terminal de cima ou de baixo. Na figura, vemos que o cursor do potenciômetro está solto, ou livre. Como ele está colocado na posição central do potenciômetro, é como se tivéssemos dois resistores de 50k, sendo um ligado ao potencial positivo e outro à massa, sendo que o ponto central deles estivesse acessível, que no caso é o cursor. Se temos então dois resistores igual no lado de cima (50k) e no lado de baixo (50k), teremos uma tensão no centro de 3V. Se você deslocar o cursor do potenciômetro para cima, esta tensão de 3V irá subindo até chegar à 6V. Se o cursor for deslocado para baixo, a tensão medida irá cair até chegar a zero volt. 
 Um grande abraço. Mário PinheiroAnônimo23 de março de 2018 às 00:00 #40003284281bom dia Mario, estou com dúvida sobre o cursor do potenciômetro, quando diz que o cursor está no meio, somente com o desenho da seta, sem ligação ao positivo e negativo, não entendi porque o potenciômetro vale a metade cada, por exemplo um de 100k, com cursor somente o desenho da seta no meio, fica metade 50k e outra metade 50k, sendo que o mesmo fica ligado diretamente do pólo positivo e negativo. obrigado! 23 de março de 2018 às 00:00 #40003284282Observando a questão 27, vemos que o cursor está no meio, o que divide o valor do potenciômetro de 100k com 50k para cima e 50k para baixo, permitindo que possamos medir entre essas duas resistências equivalentes (cursor). Já na questão 31, temos dois resistores de 100k em série, resultando em 3V entre R1 e P1. Agora, considerando que o cursor do potenciômetro está virado para cima, teremos a mesma tensão de 3V no cursor, e isso significará que acima do cursor, temos o R1 e abaixo do cursor, o valor equivalente de 100k do potenciômetro. Caso movamos o cursor para o centro do potenciômetro, continuaremos com 3V entre R1 e P1, mas no centro do potenciômetro, teremos a metade da tensão aplicada ao potenciômetro P1, resultando em 1,5V. 
 Sugiro que faça uma montagem prática com 1 potenciômetro e um resistor, tendo os dois o mesmo valor (monte como na questão 31) e faça uma série de medições no cursor de P1.
 Um grande abraço. Mário Pinheiro
- 
		AutorPosts
- Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.