site novo / Fóruns / Fase 1 / Bloco M1-30 / Bloco M1-30 / Questão 18

• Autor
      23/03/2018 às 00:00 #40003283954

Boa tarde Mario, estou com algumas dúvidas para compreender a analise de defeito desse circuito, poderia me explicar detalhadamente.

23/03/2018 às 00:00 #40003283955

Temos uma tensão indicada de 2V, significando que há uma queda de tensão de 2V sobre R14 (4 ohms) e 10V de queda sobre a malha paralela de cima. Como a queda de tensão da malha paralela é 5 vezes maior que a queda do resistor de baixo, podemos afirmar que o valor da malha paralela é de 20 ohms. Veja que o resistor R13 sendo de 10 ohms está alterado, pois a resultante em uma malha paralela sempre será menor que a menor, e claro que o valor de R13 aumentou para mais que o valor da equivalência que é de 20 ohms. Agora sabendo que o valor equivalente é de 20 ohms e que o R50 está bom (valor de 40 ohms), podemos dizer que o valor de R50 é o dobro do valor do equivalente. Assim, pegamos a proporção de 2x (R50) e subtraímos 1x (Req), resultando em 1x, ou seja, o valor de 40 ohms (R50) deverá ser dividido por 1, que dará os mesmos 40 ohms. Assim, o resistor R13 sofreu uma alteração para 40 ohms que em paralelo com R50 de 40 ohms, resultou em uma equivalência de 20 ohms.
        Um grande abraço. Mário Pinheiro

Boa noite professor, eu entendi a logica da proporção até na hora que R13 se alterou para 20ohm depois dai , fiquei sem entender o restante do raciocinio, teria como o senhor dar mais exemplos….ou poderia entender assim , já que se alterou o resistor R13 , pela lógica das proprções como ele está em paralelo a equivalência dele foi pra 40 ohm para justamente da esse valor de 20 da equivalência…….espero nao ter ficado confuso a explicacao.

24/06/2024 às 22:32 #40003414719

Boa noite Marcelo, tudo bem?

Note que R13 não alterou para 20 ohms e sim a resistência equivalente de R13/R50 que alterou para 20 ohms. Agora seu raciocínio para descobrir a resistência de R13 está correta. Você ficou com dúvidas sobre como calcular a resistência de R13? É muito importante que entenda esse processo. Se a dúvida persistir poste aqui novamente, ou assista a uma aula de reforço relacionada a questão, se não tiver disponível marque com o professor Mário, ele tirará todas as suas dúvidas.

Atenciosamente,

Andresson Hermínio

• Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.