- Este tópico contém 4 respostas, 1 voz e foi atualizado pela última vez 5 anos, 1 mês atrás por .
- Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.
site novo / Fóruns / Fase 1 / Bloco M1-24 / Bloco M1-24 / Questão 42
Mário tire-me essa dúvida,
tenho 4 resistores em serie
R1-100K
R2-10K
R3-1K
R4-1-ohm
Desconsiderando R4, a somatória da proporção seria de 21x ou 11x?
Nem 21 nem 11, pois você disse que o valor de R1 é 100k; R2 é 10k e R3 é 1k. Temos assim, o R3 como 1x e R2 como 10x e R1 como 100x. Logo, somando as proporções dos 3 teremos 111 vezes ou 111x. Faremos assim uma divisão por 100 (arredondando), o que dará uma tensão de 0,11V sobre R3, cerca de 1,1V sobre R2 e o restante da tensão (11V ou pouco menos do que isto) sobre R1. Veja que tudo foi arredondado, mas lembre-se que as somatórias de todas as tensões de quedas sobre os resistores deverão resultar no máximo na tensão da fonte.
Um grande abraço. Mário Pinheiro
Mario estou com dificuldade em relação a esta questão pode me ajudar?Obrigada.
Veja que temos no resistor R1, uma queda de tensão de 2V sobre ele (12V no lado de cima e 10V no lado de baixo). R2, possui uma queda de tensão de 2V sobre ele (10V do lado de cima e 8V do lado de baixo). R3, apresenta uma queda de tensão de 2V (8V do lado de cima e 6V do lado de baixo). Mas, podemos ver que a queda sobre R4 (mesmo valor que os demais) é de 6V (6V do lado de cima e 0V do lado de baixo), significa que neste está havendo uma queda de tensão 3 vezes maiores que nos demais, nos levando a definir que o resistor R4 está alterado (e para um valor de 6,6k).
Um grande abraço. Mário Pinheiro
atendimento@ctaeletronica.com.br