- Este tópico contém 4 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 6 anos, 10 meses atrás por .
- Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.
site novo / Fóruns / Fase 1 / Bloco M1-21 / Bloco M1-21 / Questão 21
Mestre, boa noite! Surgiu uma duvida, fazendo a regra do “X” temos R1=1X e R2=3X somando=4X.
Dividindo a Tensão da fonte 12V/4X= 3V. Logo a tensão sobre R1= 3V e 9V sobre R2. Mas analisando as quedas de tensões indicadas em cada resistor, em R1= 1,8V e em R2= 7,2V. Tendo em vista que deveria ter uma tensão de 3V em R1 mas está com 1,8V a resistência ficou menor (?) e em R2 deveria ser 9V, mas está com 7,2V a resistência também ficou menor(?) Qual dos dois resistores estão alterados. Certo da vossa ajuda, fico no aguardo de mais esclarecimentos. Obrigado!
Veja que considerando que foi encontrado uma tensão de 7,2V entre R1 e R2, há uma queda de 7,2V sobre R2, mas sobre R1 há uma queda de 4,8V e não de 1,8V como você afirmou. Assim, comparando-se as tensões a queda sobre R2 passa a ser de 1,5 vezes o valor de queda sobre R1, indicando que R1 alterou seu valor para 600 ohms.
Um grande abraço. Mário Pinheiro
Td bem professor ? No cálculo q fiz o valor alterado do R1 deu 450 ohms..não entendi como vc chegou no 600 ohms ! Até+..
Seria 450 ohms se a queda de tensão sobre R2 fosse o dobro da queda sobre o resistor alterado R1. Veja que a tensão sobre R2 é de 7,2V restando 4,8V de queda de tensão sobre R1. Como 7,2V é 1,5 vezes maior que 4,8V, o valor de R1 é 1,5 vezes menor, o que dá 600 ohms.
Um grande abraço. Mário Pinheiro
atendimento@ctaeletronica.com.br