site novo / Fóruns / Fase 1 / Bloco M1-18 / Bloco M1-18 / Questão 29

Visualizando 2 posts - 16 até 17 (de 17 do total)
  • Autor

boa noite Mário.
      Verifiquei alguns resistores que quando submetidos a uma tensão eles alteram os valore, por exemplo, o resistor 47 ohm quando frio a sua escala ohmica está correta, quando colocado a fonte, por exemplo: 9 volts, a fonte começa oscilar e no visor dela a tensão cai 0,36 volts, já outros mantem o valor da tensão, fiz o teste com alguns resistores que tenho, e não ouve oscilações, e alguns dos que vieram nos kits também não oscilam mas os que estou precisando para realizar o bloco m1-18 questão 29 entre outras, mas não todas, estou com este problema, quando montei a fonte, depois dela montada estava tendo este problema também, quando aumentava a tensão da fonte de 12 volts, a tensão caia pra 6 volts, agora parou de cair só que não atinge mais os 12 volts, está parada em 8volts
      Agora estou com medo de fazer este bloco e o resultado ficar baixo

30/06/2024 às 13:53 #40003414757

Boa tarde José Batista, tudo bem?

Pelo que entendi a sua fonte está oscilando o valor quando liga os resistores. Isso acontece porque quando você conecta um resistor de baixo valor a corrente é alta, e dependendo da fonte a tensão cai mesmo, para proteger o circuito de sobrecorrente. Não sei como você está fazendo as ligações dos resistores. Quanto a tensão da fonte não está regulando corretamente pode ser um defeito nela. Sugiro a você postar o que está acontecendo com ela nos grupos do Telegram, lá você terá um suporte melhor e mais rápido sobre o defeito da fonte. E quanto a oscilação no valor dos resistores geralmente eles tem uma tolerância que pode variar de 1, 2, 5, 10%, e pode ser que o valor deles oscilem dentro dessa faixa.

Atenciosamente,

Andresson Hermínio

Visualizando 2 posts - 16 até 17 (de 17 do total)
      • Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.