9101501

    2018-03-23 até 00:00 #40003282151

    Sim, temos 20V de um lado e do outro na chave, mas como ela está ligada e é um curto, será isso mesmo. Especificamente com respeito ao circuito, você deve imaginar que a ponta preta do multímetro foi colocada no terminal negativo da bateria e com a ponta vermelha, vamos encostando em vários pontos, onde medimos a diferença de potencial que existirá entre a ponta preta (presa no negativo da bateria) e a ponta vermelha. Essa diferença de potencial ou tensão é indica nos círculos.

    Logo do lado de cima da bateria, temos a indicação de 20V – medido com a ponta vermelha, ou seja, considerando que a ponta preta está no terminal negativo dessa mesma bateria, podemos afirmar que a diferença de potencial armazenada nela é de 20V e que está normal!

    O objetivo será colocar a força, diferença de potencial ou tensão diretamente sobre a lâmpada…

    Na segunda medição, lado esquerdo da chave Sw1 vemos que a tensão é de 20V, ou seja, temos do ponto negativo da bateria até esse ponto, uma tensão ou diferença de potencial de 20V.

    Passamos agora para o lado direito da chave Sw1 e vemos que a tensão também é de 20V. Isso deve ser assim mesmo, pois com a chave Sw1 ligada, o potencial de 20V passa para o outro lado da chave.

    Chegamos agora no lado de cima da lâmpada, onde a tensão encontrada foi de 0V, ou seja, os 20V da bateria não chegou ao terminal de cima da lâmpada.

    Com isso podemos observar que após a chave temos 20V e logo em seguida na entrada da lâmpada 0V, onde TODA DIFERENÇA DE POTENCIAL está sobre a trilha entre e a chave e o lado de cima da lâmpada. Desta forma a lâmpada não acende porque a conexão da chave até a lâmpada está interrompida!

    Um grande abraço. Mário Pinheiro